Serão aceitos trabalhos científicos de revisão, relatos de caso e pesquisas originais

A Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia (Revista MV&Z), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), convida pesquisadores a participarem do Suplemento Especial – Felinos. A edição irá reunir revisões, casos clínicos e pesquisas originais nas áreas de clínica, cirurgia, saúde pública, nutrição, comportamento, entre outras.

“A publicação trará conhecimentos de aplicação no consultório, além de estudos de prevalência de doenças emergentes (peritonite infecciosa felina, viroses respiratórias e zoonoses), integrando especialistas de múltiplas áreas, como Virologia, Anestesia, Patologia e Bem-estar”, enfatiza a editora-chefe da Revista MV&Z, presidente da Comissão Editorial e conselheira do CRMV-SP, Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro.

A editora-chefe ressalta, ainda, que a proposta de publicar um suplemento dedicado aos felinos amadureceu entre 2024 e 2025 por três motivos complementares. Um deles é o rápido crescimento da população brasileira de gatos que expôs a necessidade de conteúdos clínicos específicos. Atualmente, são 30,8 milhões de animais, registrando alta de 5,4 % em apenas dois anos.

Além disso, foram considerados: o lançamento das “2024 ISFM/AAFP Consensus Guidelines on the Long-Term Use of NSAIDs in Cats”, que introduziu condutas inéditas de analgesia crônica, ainda sem compêndio em português, ampliando a lacuna de atualização; e o sucesso de coleções temáticas como a “Feline Clinical Virology”, lançada pelo Journal of Feline Medicine and Surgery, em maio de 2025.

“Abrir suplementos temáticos traz ganhos claros e complementares para quem pratica e ensina Medicina Veterinária e Zootecnia. Um fascículo dedicado reúne, em um só lugar, protocolos, checklists e boas práticas sobre o tema, economizando tempo do leitor. Além disso, a distribuição em acesso aberto aumenta o alcance entre clínicos de pequenos animais, estudantes e residentes ao eliminar barreiras de assinatura”, afirma Alessandra.

O editor científico da Revista MV&Z e responsável pelo Suplemento, Silvio de Arruda Vasconcellos, reitera a importância de publicações especiais e destaca que a escolha do tema se deve à representatividade desses animais na atualidade, tanto os felinos domésticos, como animais de companhia; como os silvestres, que têm sido objeto de ações dirigidas para a conservação e preservação. 

“A experiência que tive com suplementos ou números especiais no Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science (Equinos; Cães; Asininos e Medicina Veterinária do Coletivo) demonstrou que ao fixar um tema consegue-se uma concentração de interesse para uma área que redunda em um conjunto de informações atualizadas de grande importância para a profissão e para os serviços por ela prestados. Os profissionais que trabalham no assunto proposto ficam motivados e se mobilizam para apresentar suas contribuições. Abrir espaço para suplementos com temas específicos é mais uma forma de contribuir para a educação continuada de médicos-veterinários e zootecnistas”, conclui Vasconcellos.

Fique atento ao prazo – envie seu trabalho científico até o fim de novembro! Não perca a chance de participar do Suplemento Especial – Felinos, da Revista MV&Z. Submissões pelo site: revistamvez-crmvsp.com.br.