O ensino da homeopatia nos cursos de Medicina Veterinária do Brasil: um panorama
Main Article Content
Abstract
No contexto terapêutico, a homeopatia se destaca por evidências clínicas devido a sua eficácia e segurança na cura das doenças, proporcionando uma melhor condição de vida ao paciente, seja humano ou animal. Seguindo a exigência do mercado e visando à preparação do futuro profissional na utilização da técnica homeopática, observa-se que o número de universidades na área veterinária que oferecem essa base aos seus discentes parece incipiente; assim, buscou-se identificar os cursos de Medicina Veterinária do Brasil que contemplam o ensino em questão, por meio de questionário direcionado aos coordenadores e enviado a 165 Instituições de Ensino Superior entre maio e setembro de 2012; 100 (60,60%) delas participaram do estudo, sendo assim caracterizadas na sua esfera administrativa: 18% federais, 12% estaduais, 1% municipal e 69% privadas. Dessas, 21% oferecem o ensino da homeopatia em alguma modalidade, sendo 47,61% privadas, 33,33% federais e 19,06% estaduais, podendo ser como disciplina optativa ou o assunto englobado em disciplinas generalistas, como farmacologia e clínica médica. De forma geral, os registros quanto a esse ensino começam em 1995, com carga horária média de 36 horas, ministradas entre o sexto e o oitavo semestre. Quanto ao desenvolvimento de atividades práticas em hospital veterinário, 66% realizam essa abordagem e, no que diz respeito à produção científica, o percentual é de 52,63%. Chama a atenção o fato de haver profissional especializado na área em apenas 31,57% dessas Instituições. Solicitou-se ainda a todos os coordenadores que emitissem opinião referente ao ensino da homeopatia nos cursos de graduação em medicina veterinária; 90% foram favoráveis; 8%, não favoráveis; 2% não responderam. Enfim, observou-se um percentual significativo de IES que militam na especialidade, porém nos preocupa a presença efetiva de especialistas homeopatas nessas Instituições, a qual é consideravelmente inferior ao número de cursos que desenvolvem essa atividade. Destaca-se também o fato de a grande maioria dos coordenadores se mostrar receptiva à implantação do ensino na graduação, fazendo com que a história possa nos mostrar, num futuro próximo, uma maior efetivação desse módulo didático.
Article Details
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);