Diagnóstico de mastite subclínica com os testes: California Mastits Test (CMT) e contagem de células somáticas em vacas leiteiras na região sul do estado do Piauí, Brasil

Main Article Content

Francisca Wanderlleya Praça Martins
Deygnon Cavalcanti Clementino
Hallana dos Santos Moura
Isnard Sousa Martins
Pablo Cristovão de Alencar Fernandes
Siluana Benvindo Ferreira

Abstract

O presente trabalho pesquisou vacas com mastite subclínica com emprego do California mastits test e Teste de Contagem de Células Somáticas em propriedades rurais do município de Bom Jesus-PI, e apontou falhas no manejo sanitário, com possíveis riscos à saúde pública na transmissão da mastite. Foram visitadas sete propriedades rurais na região de Bom Jesus, nos meses de agosto e setembro de 2013 nas quais 81 vacas leiteiras entre 30 e 270 dias de lactação foram examinadas. No momento da visita aplicou-se um questionário com o intuito de averiguar o conhecimento dos produtores rurais do município acerca da mastite, manejo, medidas de controle e profilaxia da doença. Para determinação de mastite subclínica através do CMT foram examinadas 324 quartos mamários, considerando (+) leve, (++) moderado e (+++) grave e para Contagem de Célula Somática foram examinadas 16 amostras com o kit somaticel® que padroniza um valor igual ou maior que 283 mil células/mL de leite para amostras positivas, todas as coletas foram retiradas individualmente do latão com uma pipeta estéril no momento da ordenha. A contagem de células somáticas teve uma variação entre 285 a 1970 mil células/ mL de leite. Dos 81 animais examinados, foi identificado mastite subclinica em (16/81) 19,76% do rebanho. O alto índice de mastite subclínica na região de Bom Jesus justifica a Instrução Normativa 51 onde fixa as propriedades rurais com requisitos de qualidade e higiene sanitária mínima quanto à caracteristicas físico-química e resíduos no leite. Os proprietários desconheciam as causas da doença, não existiam Médicos Veterinários prestando assistência técnica aos produtores, todas as ordenhas eram manuais, sem higienização e realizadas uma vez ao dia. Alterando a qualidade, composição do leite e afetando á saúde do rebanho. Todas as fazendas avaliadas comercializam leite in natura na cidade de Bom Jesus, colocando em risco a saúde da população por se tratar de uma doença com um agente que produz uma exotoxina termorresistente e causa toxinfecção alimentar em humanos. Portanto a falta de medidas higiênicas do ordenhador no processo de obtenção do leite nas propriedades compromete as características microbiológicas do leite e torna um veiculador de agentes infecciosos.

Article Details

How to Cite
MARTINS, F. W. P.; CLEMENTINO, D. C.; MOURA, H. DOS S.; MARTINS, I. S.; FERNANDES, P. C. DE A.; FERREIRA, S. B. Diagnóstico de mastite subclínica com os testes: California Mastits Test (CMT) e contagem de células somáticas em vacas leiteiras na região sul do estado do Piauí, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 12, n. 3, p. 95-95, 6 Mar. 2015.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS