Zonas de proteção e vigilância eletrônicas: procedimento inovador do sistema informatizado da agência de defesa agropecuária do Paraná

Main Article Content

J. H. T. Castro
M. C. D. O. Freitas
R. G. Dias
R. V. Vieira
P. S. Souza
A. M. Tachibana
C. Kahlow
E. L. G. Mendes

Abstract

Tendo em vista a importância do agronegócio para o Estado do Paraná, situado na atualidade como o primeiro em produção de carne de frango e o décimo na produção de carne bovina no Brasil, fica explícita a necessidade de o poder público estadual inovar e agilizar a capacidade de atuação em eventuais emergências sanitárias. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (ADAPAR), por intermédio das Gerências de Saúde Animal e Tecnologia da Informação, criou interfaces entre o cadastro eletrônico de explorações pecuárias de aves e bovinos dos produtores paranaenses e o geoprocessamento das propriedades, de modo a possibilitar a localização espacial de todas as explorações com a lista de produtores na zona de vigilância e proteção a partir de um determinado ponto, sendo que para as aves e bovinos os raios da zona de proteção (perifocal) e de vigilância são, respectivamente, de 3 e de 10km. Com isso, é possível levantar-se com mais precisão as propriedades vizinhas de um foco de qualquer doença de controle oficial, otimizando tempo e os recursos do serviço de defesa do Estado do Paraná. O presente sistema está disponível a todo o serviço de defesa sanitária animal da ADAPAR, e desde então vem sendo utilizado para o estabelecimento de distâncias, inferência de riscos e também para auxiliar nas mais variadas ações do Serviço Veterinário Oficial, tais como: obtenção on-line da lista de propriedades e na realização de ações educativas de vacinação contra a raiva dos herbívoros na zona perifocal. O procedimento também é utilizado na atribuição das distâncias a serem consideradas para a construção de aviários comerciais com finalidades de corte, postura e reprodução. Essa nova funcionalidade de geoprocessamento está disponível no Sistema de Defesa Sanitária Animal (SDSA) desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná – Celepar em todos os servidores da Adapar da área técnica em variados graus de acesso. Assim sendo, a zona de vigilância e proteção das espécies bovina e avícola no sistema informatizado tornou-se um instrumento prático, auditável, ágil para as ações emergenciais e até mesmo eletivas (mensuração das distâncias entre aviários) do Serviço Veterinário Oficial, trazendo mais segurança, rapidez e precisão na execução de suas atividades. 

Article Details

How to Cite
CASTRO, J. H. T.; FREITAS, M. C. D. O.; DIAS, R. G.; VIEIRA, R. V.; SOUZA, P. S.; TACHIBANA, A. M.; KAHLOW, C.; MENDES, E. L. G. Zonas de proteção e vigilância eletrônicas: procedimento inovador do sistema informatizado da agência de defesa agropecuária do Paraná. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 14, n. 2, p. 74-74, 29 Aug. 2016.
Section
ENDESA ABSTRACTS