O uso da metodologia da problematização em um curso via web para a formação do médico-veterinário especialista em sanidade animal
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Resumo
Tendo em vista a premente necessidade de se aumentar a produção de produtos de origem animal para suprir as demandas das populações mundiais, faz-se necessária a formação de médicos veterinários que, além de tratar clinicamente dos animais, sejam capazes de estabelecer e gerenciar políticas públicas voltadas à sanidade animal com foco no controle, de zoonoses. As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina veterinária, publicadas em 2003 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), destacam a importância da formação do médico veterinário de perfil crítico, reflexivo e criativo, que seja capaz de compreender e atuar sobre os determinantes complexos (sociais, culturais, comportamentais, econômicos etc.) que interferem na organização dos meios de produção no campo e, consequentemente, sobre a sua prática. Nesse sentido, o curso de pós-graduação em sanidade animal, que será ofertado na modalidade e-learning (via web), pretende trabalhar com a metodologia da problematização (MP), conforme proposta por Berbel. O objetivo de se utilizar a MP é fornecer subsídios para que o médico veterinário amplie sua visão para além da clínica médica e dos procedimentos meramente técnicos e pontuais e que desenvolva a capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de informações e dados, com o intuito de identificar e propor alternativas para a solução de problemas. A MP difere da metodologia tradicional baseada na transmissão de conhecimento, na medida em que permite que o aluno construa conhecimento, reflita e atue sobre a sua realidade. Essa metodologia compreende as seguintes etapas: 1) observação da realidade – com a definição de um ou mais problemas a serem investigados; 2) identificação dos pontos chaves – determinando aqueles que contribuem para a existência do(s) problema(s); 3) teorização – etapa na qual empenha-se na busca por apoio teórico para a compreesão do problema estudado; 4) hipóteses de solução – etapa na qual o aluno irá conceber alternativas criativas e viáveis para a solução do(s) problema(s) encontrado(s); 5) aplicação – momento em que o aluno irá propor a implementação de uma ou mais das soluções que encontrou para resolver o problema na prática. A metodologia utilizada permitirá que o aluno construa conhecimento e reflita sobre a realidade da sua localidade, através da MP, o que lhe permitirá ver seu trabalho sob novas perspectivas, ajudando-o a construir uma nova prática, mais contextualizada e voltada para a pesquisa de novas soluções e para o desenvolvimento de novos saberes em medicina veterinária.
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