Conhecimento e percepção do médico-veterinário e do lojista do mercado pet acerca do controle ectoparasitário de cães e gatos: situação de oito estados brasileiros em 2003 e a evolução do mercado paulista em 2011
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Resumo
Os médicos veterinários e lojistas no mercado pet são influenciadores na decisão de compra, e por isso, é importante saber o seu grau de conhecimento acerca dos produtos disponíveis no mercado, bem como sobre conceitos-chave relativos ao seu uso. O objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento desses indivíduos sobre o controle ectoparasitário de uma forma ampla. Em 2003 foram realizadas 202 entrevistas, das quais 97 com Médicos Veterinários (MV) e 105 com Lojistas (LO) nos Estados de Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Ceará. Em 2011 a mesma pesquisa foi repetida apenas no Estado de São Paulo SP, contemplando 25 entrevistas com MV e 27 com LO. Os resultados obtidos revelaram que os MV e LO têm um bom conhecimento a respeito do Controle Integrado (CI), ao passo que os seus clientes não. O carrapato foi o ectoparasita mais relatado como problema por MV e LO. Na comparação 2003 versus 2011 foi encontrada uma diferença entre o conhecimento do LO em relação ao CI, como uma diminuição na pesquisa mais recente. Sobre o método de aplicação ideal para um produto, o Spot on foi escolhido pela maioria nos dois momentos, porém, em 2011 a predileção aumentou. Baseado nas comparações das respostas obtidas nos dois momentos, são apresentadas três hipóteses para a realização de pesquisas futuras sobre conhecimento e percepção de MV e LO, respectivamente, acerca do conhecimento específico dos LO, e a percepção dos MV acerca da eficácia dos produtos ectoparasiticidas e sobre a sua segurança.
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