Complicações recorrentes da técnica de Prostatectomia total como tratamento Alternativo para retirada de abscesso Prostático em cão - relato de caso

Conteúdo do artigo principal

Aline Rodrigues Lemes
Arielly Rodrigues de Lima
Neryssa Alencar de Oliveira
Mário Henrique Teodoro de Souza
Severiana Cândido Mendonça Cunha Carneiro
Neuza Margarida Paulo

Resumo

É relatado o caso clínico de um cão macho, não castrado, da raça Teckel, com 14 anos, pesando 4,250kg. O paciente foi atendido no setor de clínica e cirurgia do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (HV/EVZ/UFG) com histórico de hematúria. O diagnóstico presuntivo foi de prostatomegalia e, para melhor análise do caso, foi solicitada a ultrassonografia da região abdominal, sendo o resultado sugestivo de prostatopatia (abscesso prostático/neoplasia). O paciente foi encaminhado ao setor de cirurgia para a realização de uma orquiectomia. Após um mês, apresentava sinais de hiporexia e urina purulenta, foi submetido a novos exames de bioquímica sérica e hemograma para a realização da cirurgia de prostatectomia total, porém não houve melhoras no quadro pós-operatório, sendo submetido a uma reintervenção cirúrgica, mediante complicações recorrentes desta técnica, o paciente foi submetido à eutanásia. A conclusão foi que os riscos da utilização da técnica para tratamento eletivo em abscesso prostático são grandes devido às suas inúmeras complicações.

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CONBRAVET

Como Citar

Complicações recorrentes da técnica de Prostatectomia total como tratamento Alternativo para retirada de abscesso Prostático em cão - relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 97–97, 2013. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/21402. Acesso em: 5 dez. 2025.