Equinos soropositivos para anemia in fecciosa equina (AIE) no período de julho a dezembro de 2012 em diferentes municípios de Mato Grosso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thaiza Cristina Fonseca de Figueiredo
Jaqueline Bruning Azevedo
Vanessa Danielle Freitas
Breno Maplpici Luna
Darci Lara Perecin Nociti

Resumo

A anemia infecciosa eqüina (AIE) é uma doença viral crônica que afeta eqüídeos. Sua notificação é obrigatória, seu agente etiológico é um vírus pertencente à família Retroviridae, transmitida pela picada de insetos hematófagos e fômites contaminados. O teste oficial para o diagnóstico da AIE é a detecção dos anticorpos com a técnica de Imunodifusão em Gel de Agar (IDGA) de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os animais soropositivos no teste de IDGA devem ser sacrificados, conforme estabelecido pelo Programa Nacional de Sanidade dos Eqüídeos do MAPA. Averiguar a porcentagem de eqüídeos soropositivos para AIE no estado de Mato Grosso, compreendendo a distribuição da AIE nas diferentes espécies de eqüídeos.Os exames foram executados de acordo com a Instrução Normativa Nº 1 de 16 de Janeiro de 2007 do MAPA.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FigueiredoT. C. F. de; AzevedoJ. B.; FreitasV. D.; LunaB. M.; NocitiD. L. P. Equinos soropositivos para anemia in fecciosa equina (AIE) no período de julho a dezembro de 2012 em diferentes municípios de Mato Grosso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 87-87, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET