Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-189 Determinação do tempo de morte térmica (TMT) do agente etiológico da linfadenite caseosa (Corynebacterium pseudotuberculosis), a fontes de calor úmido e seco

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Albério Antônio de Barros Gomes
Marcelo Laurentino dos Santos Júnior
Cainã Ogum Gonçalves da Silva

Resumo

O Corynebacterium pseudotuberculosis é uma bactéria gram positiva, pleomórfica, e aeróbica facultativa que apresenta resistência a diferentes agentes abióticos. Tal característica alia-se a precárias e ineficazes medidas de controle como ausência de higienização de fômites e das instalações contaminadas por secreções purulentas, o que pode determinar a presença da bactéria por até 12 meses no ambiente. Tal problemática faz da linfadenite caseosa uma doença altamente prevalente nos rebanhos nordestinos, o que resulta na redução dos produtos adventícios da caprinovinocultura, como leite, carne e couro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GOMES, A. A. DE B.; SANTOS JÚNIOR, M. L. DOS; SILVA, C. O. G. DA. Saúde e produção de ruminantes e equídeos P-189 Determinação do tempo de morte térmica (TMT) do agente etiológico da linfadenite caseosa (Corynebacterium pseudotuberculosis), a fontes de calor úmido e seco. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 79-79, 24 out. 2014.
Seção
RESUMOS CONBRAVET