Círculos de qualidade em instituição pública de ensino superior: experiência no curso de Medicina Veterinária da UFSM
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Resumo
É descrita a metodologia dos Círculos de Qualidade (CQ’s) desenvolvida desde 2009 no Curso de Medicina Veterinária (CMV) da UFSM. O referido Curso adota a filosofia dos CQ’s, desenvolvida por Kaoru Ishikawa, por volta de 1960, no Japão. Tal filosofia, presente em várias empresas, é uma inovação dentro de uma instituição de ensino. Por meio destes, a Comissão Permanente de Qualificação do Curso de Medicina Veterinária (CPQMVet) busca implantar uma cultura de qualidade junto à comunidade do Curso. Tais círculos são formados por grupos de discentes e docentes do mesmo semestre curricular, além de dois docentes e um discente representando a Comissão. Os problemas apresentados nessas reuniões, que acontecem de forma periódica e semestral, são identificados por meio de Avaliações Docente e Discente, realizadas anualmente, e trabalhados junto às turmas, numa busca de soluções para os problemas apontados. Essa busca é efetuada com vários métodos, como brainstorming, check list, histograma, diagrama de Pareto e diagrama de Ishikawa. Todos os docentes e discentes envolvidos levantam a relação de problemas a serem discutidos com seus pares, buscando sugestões a serem trabalhadas nos CQ’s. Após as reuniões, a CPQMVet analisa as soluções propostas, encaminha aos setores competentes (Coordenação de Curso e NDE) e desenvolve medidas pedagógicas. Durante os CQ’s, cada docente e discente tem papel fundamental para o sucesso da proposta. Ao docente moderador, cabe o encorajamento do grupo; ao docente secretário, a parte administrativa da reunião; e, ao representante discente, o suporte na organização. Ao coordenador do Curso, como gestor, cabe incentivar a participação, aprovar os problemas levantados e as propostas de soluções, e tomar as medidas necessárias junto aos setores competentes. Em pesquisa realizada com discentes e docentes sobre a metodologia dos CQ’s, constatou-se que, dos participantes, 46% sentiram-se satisfeitos no final das reuniões e 37% ficaram com a percepção de dever cumprido. Além disso, destacou-se a alta importância das reuniões dos CQ’s, evidenciada por 83% dos participantes. A metodologia dos CQ’s resulta em reuniões acadêmicas positivas, quando se busca o relacionamento interpessoal, o fortalecimento do Curso e o desenvolvimento de novas ideias.
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