Avaliação do potencial antioxidante do resíduo de goiaba em hambúrgueres laborados com carne de piranha (Pygocentrus sp.)

Conteúdo do artigo principal

Regiane Nascimento Santos
Bruna Crislane da Silva Souza
Rogério Manoel Lemes de Campos

Resumo

Foi determinado o índice de oxidação lipídica (TBARS) em hambúrguer fabricados com carne de Piranha (Pygocentrus sp.), utilizando-se a casca de goiaba como antioxidante. Para a elaboração dos hambúrgueres foi utilizado a farinha da casca de goiaba e filés de piranha. As frutas foram devidamente lavadas e imersas em água hiperclorada com hipoclorito de sódio (100 ppm) por 15 minutos, descascadas, pré-secadas ao sol e colocadas em estufa de ventilação forçada a 55°C/72h, até atingirem 4% de umidade. Após a secagem foram moídas em moinho de faca e de bola, peneiradas em peneira de malha de 2mm, para melhorar a qualidade da farinha.

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CONBRAVET

Como Citar

Avaliação do potencial antioxidante do resíduo de goiaba em hambúrgueres laborados com carne de piranha (Pygocentrus sp.). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 66–66, 2014. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/24124. Acesso em: 5 dez. 2025.