Efeito do trolox® como antioxidante na criopreservação de sêmen de cães da raça rottweiler, avaliado pelo teste de termorresistência rápida

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luanna Soares de Melo Evangelista
Marcos Antônio Celestino Filho
Yndyra Nayan Teixeira Carvalho
Marlon de Araújo Castelo Branco
Luiz Harliton Cavalcante Monteiro Mota
Ícaro Oliveira Torres de Souza
José Adalmir Torres de Souza

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos do Trolox® como antioxidante, em duas concentrações, adicionado ao diluidor Tris-gema, no sêmen criopreservado de cães da raça rottweiler criados no município de Teresina-PI. Foram utilizados 5 cães da raça rottweiler com idade entre 2 e 4 anos. O sêmen dos cães foi colhido por manipulação digital e avaliado quanto ao volume, cor, aspecto, concentração, motilidade e vigor. Ao diluidor foram acrescidos gema de ovo (20%) e glicerol (6%). Os animais foram divididos em três grupos: GI – ejaculados dos 5 animais diluídos em Tris-gema, sem adição de Trolox®; GII – ejaculados dos animais adicionados ao diluidor a uma concentração de 1 mM de Trolox®; GIII – ejaculados dos animais adicionados ao diluidor a uma concentração de 2 mM de Trolox®. As amostras foram descongeladas e avaliadas pelo Teste de Termorresistência Rápida (TTR) nos tempos de 0, 30 e 60 minutos. A análise de variância foi realizada utilizando-se o programa Assistat versão 7.7, seguida do teste de Tukey para comparação das médias. As amostras de sêmen fresco dos cães apresentaram coloração branco-opalescente e aspecto leitoso. As médias e desvios-padrão dos parâmetros analisados para sêmen fresco evidenciaram 1,12±0,29 ml de volume seminal, 88,5±% de motilidade progressiva e 3,47± de vigor espermático. Após a descongelação, as células espermáticas evidenciaram diferença significativa (P>0,05) na motilidade progressiva entre os grupos experimentais; já o vigor espermático não apresentou diferença significativa (P<0,05) entre o GI e o GII após a descongelação. Durante a realização do TTR (37°C), evidenciou-se redução significativa (P<0,05) do porcentual de células móveis em função do tempo de incubação, até os 60 minutos de avaliação, nos grupos analisados. Concluiu-se que a adição do Trolox® nas concentrações de 1 mM e 2 mM ao diluidor Trisgema não se mostrou eficiente na criopreservação do sêmen de cães da raça rottweiler após a descongelação, conforme análise por meio do TTR.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
EvangelistaL. S. de M.; Celestino FilhoM. A.; CarvalhoY. N. T.; BrancoM. de A. C.; MotaL. H. C. M.; de Souza Ícaro O. T.; de SouzaJ. A. T. Efeito do trolox® como antioxidante na criopreservação de sêmen de cães da raça rottweiler, avaliado pelo teste de termorresistência rápida. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 60-60, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET