Estabelecimento de correlação entre parâmetros fisiológicos basais e sobrevivência inicial de láparos de coelhos Nova Zelândia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amanda Beatriz de Lima Costa
Luiza Arantes Sampaio
Karina Passini Tarozzi
Leandro Colombo Mielo
Marcos Antônio Soato Júnior
Mateus Gomes Belinotti
Mateus Feital Scorsato
Carlo Rossi Del Carratore
Letícia Peternelli da Silva

Resumo

A determinação de parâmetros fisiológicos basais de láparos recém-nascidos tem sido pouco relatada na literatura específica. Geralmente parâmetros basais de coelhos são apresentados como valores médios para a espécie, desconsiderando-se as avaliações inerentes as diferentes fases da vida. Determinar estes parâmetros permitiria avaliar e acompanhar o desenvolvimento dos neonatos e a realização de uma predição de sobrevida nas primeiras 24 horas – escore de Apgar adaptado. Tal escore foi recentemente introduzido na Medicina Veterinária para uso principalmente em neonatos de cães (VERONESI et al., 2005), equinos (SILVA et al., 2008) e ovinos (PETERNELLI SILVA,2012). O trabalho desenvolvido no setor de cunicultura da Universidade de Marília avaliou os parâmetros fisiológicos de láparos provenientes de 11 fêmeas da raça Nova Zelândia parturientes no período de 16 a 23 de março de 2012 e estabeleceu possíveis correlações entre estes parâmetros e a mortalidade nas primeiras 24 horas. As parições resultaram no nascimento de 102 láparos, sendo 10 natimortos (9,8%). Os 92 láparos remanescentes foram avaliados quanto a frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), peso ao nascer (PN) e motilidade geral (MG). Tal avaliação possibilitou a observação dos seguintes resultados: a FC média de 206 ± 23,5 bpm, FR média de 49,33 ± 8,78 mrpm e peso médio aos nascer de 63, 78 ± 12,47 gramas. Dos 92 láparos avaliados, foi constatada a morte de quatro indivíduos (4,35%) nas primeiras 24 horas. Destes, três animais (75%) apresentaram FR muito abaixo da média geral (<35 mrpm), dois animais apresentaram PN inferior a 40,0 gramas e um animal FC abaixo de 130 bpm e MG diminuída. Assim, pode-se concluir que a avaliação dos parâmetros fisiológicos basais pode ser empregada para a predição da mortalidade em láparos neonatos, sendo a FR e o PN os parâmetros que apresentaram as melhores correlações.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CostaA. B. de L.; SampaioL. A.; TarozziK. P.; MieloL. C.; Soato JúniorM. A.; BelinottiM. G.; ScorsatoM. F.; CarratoreC. R. D.; da SilvaL. P. Estabelecimento de correlação entre parâmetros fisiológicos basais e sobrevivência inicial de láparos de coelhos Nova Zelândia. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 61-61, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET