Incidência de contusões e fraturas em frangos de corte abatidos em frigorífico com o serviço de inspeção federal (SIF) no sul do Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tácito Emanuel Ferreira Damasceno
Adriano da Silva Guahyba
Rogério Manoel Lemes de Campos

Resumo

Foi analisada a incidência de lesões post-mortem como contusões e fraturas, de frangos de corte abatidos em frigorífico com SIF no sul do Brasil. Foram acompanhadas nas linhas, a inspeção post-mortem dos frangos abatidos durante os meses de julho e agosto de 2011. Observou-se a aparência externa das aves, bem como realizou-se a palpação, a fim de observar os caracteres organolépticos da carne, detectar lesões, fazer o julgamento da carcaça (condenações) e dar destino para as carcaças. A inspeção post-mortem foi realizada nas linhas de inspeção A, B e C, em que na linha A, realizou-se o exame interno da carcaça; na linha B o exame de vísceras e na linha C o exame externo da carcaça. No Departamento de Inspeção Final ocorreu o julgamento de carcaças parcialmente condenadas e a remoção dos cortes condenados por contusões e membros fraturados. Os casos foram registrados e contabilizados em mapas de registro das destinações das aves que passaram pela inspeção final. Nos meses analisados, dentre as causas de apreensão e condenação de carcaças pela Inspeção Federal, as contusões e fraturas somaram 117.974 casos, 56.553 e 61.396, em julho e agosto respectivamente, correspondendo a 25,84% do total das condenações deste período. Concluiu-se que as lesões poderiam ser evitadas com o emprego de maior monitoramento do processo, treinamento dos funcionários e adoção das práticas de bem-estar animal em todas as etapas de produção.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DamascenoT. E. F.; GuahybaA. da S.; CamposR. M. L. de. Incidência de contusões e fraturas em frangos de corte abatidos em frigorífico com o serviço de inspeção federal (SIF) no sul do Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 67-67, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET