Influência dos procedimentos operacionais pré-abate nas condenações de um matadouro avícola sob o Serviço de Inspeção Estadual da Bahia em 2012

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Wanderlon Camões Nunes
Antonio Simões de Araújo Silva
Anete Lira da Cruz

Resumo

A obtenção de uma excelente carne de frango após o abate, depende do emprego de boas práticas de manejo antes da sua execução e o Médico veterinário é o responsável pela fiscalização desse processo, para que seja garantido ao homem um alimento de boa qualidade, e que não traga prejuízo a sua saúde. As condenações de frangos de corte estão em grande parte relacionadas às tecnopatias, que são as falhas que ocorrem durante o manejo das aves desde a apanha e transporte para saída da granja até o abate, onde acontecem também falhas tecnológicas. Os dados nosográficos foram fornecidos pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), entre janeiro a dezembro de 2012. Nesse período foram abatidos 2.939.034 frangos, obtendo-se 15.918 condenações de carcaças, partes de carcaças e vísceras, sendo que 4.599 (28,89%) foram condenações totais e 11.329 (71,11%) por condenações parciais, superando as condenações totais. Das condenações parciais as contusões com 80,36% superaram as demais afecções 19,64%, já nas condenações totais as contusões com 10,87%, foram superadas pelas demais afecções que tiveram 89,13%. Após todas as análises observou-se que o bom manejo pré-abate juntamente com a fiscalização são indispensáveis, pois sendo realizados da maneira correta tendem a diminuir os problemas que provocam a maior parte dos prejuízos econômicos da indústria avícola.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NunesW. C.; SilvaA. S. de A.; CruzA. L. da. Influência dos procedimentos operacionais pré-abate nas condenações de um matadouro avícola sob o Serviço de Inspeção Estadual da Bahia em 2012. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 3, p. 68-68, 6 mar. 2015.
Seção
RESUMOS CONBRAVET