Determinação das frações de Copaifera reticulata , Ducke enriquecidas em biomoléculas antineoplásicas (projeto)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

P. S. Domingues
H. Fukumasu

Resumo

Introdução: Durante as últimas décadas o câncer de pulmão em humanos tornou-se uma das principais causas de morte por todo o mundo, com maior frequência do que outros cânceres. Mesmo com os avanços científicos das terapias para a doença, há a necessidade de se encontrar novas formas de tratamento e prevenção. Como alternativa, existem substâncias quimiopreventivas do câncer. Uma fonte de grande interesse para a obtenção desses compostos é atribuída às plantas. O óleo de copaíba extraído da espécie Copaifera reticulata, Ducke apresenta, assim como óleos de outras espécies de copaíferas, várias indicações medicinais. Estudos atribuem ao óleo atividade anti-inflamatória e antitumoral. Desse modo, foi efetuado o seu fracionamento para avaliação das suas biomoléculas com estudo do efeito citotóxico e próapoptótico em cultivo de células humanas não cancerosas (HPL) e células cancerosas de pulmão humano (H460 e H2023).

Métodos: As amostras do óleo serão fracionadas por cromatografia em camada delgada. Depois, cada fração será analisada e identificada por espectrometria de massas. O teste de viabilidade celular utilizará o corante Azul de Tripan e a contagem será realizada em câmara de Neubauer. Cada tipo de célula terá o seu comportamento avaliado após o tratamento nas placas de 96 poços para cada fração do óleo de copaíba. A avaliação da citotoxicidade da fração do bálsamo que melhor apresentar resultados será efetuada por um ensaio colorimétrico utilizando o MTT reagent (Thyazolyl Blue Tetrazolium Bromide) para calcular a dose que inibirá 50% das células (IC50). A análise do ciclo celular será realizada por citometria de fluxo para resultados em % de células nas fases G0/G1, S ou G2/M. A taxa de células em apoptose será avaliada pelo método de quantificação de apoptose pela técnica de fluorescência com Laranja de Acridina e Brometo de Etídio.

Resultados Esperados: Esperamos identificar e avaliar as biomoléculas antineoplásicas do óleo em linhagens de células de câncer de pulmão humano, uma vez que a determinação de novos compostos é essencial para o desenvolvimento de drogas na corrida por novas alternativas no tratamento e na intervenção terapêutica do paciente oncológico. Os resultados serão dispostos como média e desvio padrão, analisados estatisticamente por testes não paramétricos, dependendo dos grupos em questão, considerando-se p<0,05.

Conclusão: Em razão da necessidade do desenvolvimento de novas drogas contra o câncer, o desenvolvimento deste trabalho agregará dados que poderão contribuir para a identificação de novas terapias antineoplasias. Este estudo também poderá contribuir para ressaltar e valorizar a necessidade da certificação científica dos produtos fitoterápicos existentes e provenientes da flora amazônica brasileira.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DominguesP. S.; FukumasuH. Determinação das frações de Copaifera reticulata , Ducke enriquecidas em biomoléculas antineoplásicas (projeto). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 38-38, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI