Meningioma transicional supratentorial em cão (Canis lupus familiaris)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. M. de A. C. Gugliemi
A. M. D. Lacerda
E. C. Silva
R. G. Gomes
D. M. Rodrigues
L. N. Torres
F. C. Pinto

Resumo

Introdução: As neoplasias intracranianas são classificadas, de acordo com a origem, em primárias ou secundárias e, de acordo com sua localização, em supratentorial ou infratentorial. Entre as neoplasias supratentoriais, a mais comumente relatada em cães é o meningioma, sendo a crise convulsiva a principal manifestação clínica.

Relato de Caso: Um canino, fêmea, SRD, de dez anos de idade, foi encaminhado ao setor de Clínica Médica de Pequenos Animais do HOVET-FMVZ/USP com histórico de convulsão generalizada desde os nove anos de idade, sem alterações em período interictal. Os exames clínico e neurológico apresentavam-se dentro dos parâmetros de normalidade. Passado um mês, o animal retornou com histórico de andar compulsivo, head pressing e vocalização havia três dias, evoluindo desfavoravelmente para coma, paresia palpebral, ausência de reflexo óculo-cefálico e parada respiratória, optando-se pela eutanásia. O animal foi conduzido ao Serviço de Patologia do HOVET-FMVZ/USP para realização de exame necroscópico que revelou intensa congestão meníngea, edema, discreta herniação cerebral transtentorial, além de uma neoformação expansiva, bem delimitada, esbranquiçada a acinzentada, de consistência friável medindo aproximadamente 4 x 3 x 3 cm, em região de núcleo caudado/putâmen/tálamo direito que ultrapassada os bordos dos lobos frontais até o limite da lâmina cribiforme. A análise microscópica caracterizou uma neoplasia altamente celular, de caráter predominantemente expansivo comprimindo o neurópilo e ventrículos laterais adjacentes: composta por células poligonais a fusiformes, de citoplasma moderado, bordos indistintos, com arranjo em feixes multidirecionais com formação de abundantes ninhos/redemoinhos concêntricos. A neoformação foi histologicamente compatível com meningioma transicional.

Discussão: cães com neoplasias intracranianas localizadas em região rostral de cérebro podem apresentar inicialmente um exame clínico e neurológico normal, sendo a crise convulsiva a única manifestação evidente. O meningioma é comumente relatado em região supratentorial e pode ser classificado histologicamente em benigno (possuindo diferentes padrões, tais como meningotelial, fibroso, transicional, psamomatoso, entre outros), ou maligno (anaplásico). Geralmente são nodulares bem definidos, firmes e cinza-esbranquiçados. O meningioma transicional é caracterizado pela formação de ninhos e redemoinhos celulares.

Conclusão: deve-se suspeitar de neoplasias intracranianas supratentoriais em cães com histórico de convulsão tardia (sete anos ou mais), mesmo em animais com exame neurológico normal. Entre elas, o meningioma benigno apresenta maior prevalência, o exame histopatológico é necessário para o estabelecimento do diagnóstico e do tipo de padrão morfológico presente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GugliemiR. M. de A. C.; LacerdaA. M. D.; SilvaE. C.; GomesR. G.; RodriguesD. M.; TorresL. N.; PintoF. C. Meningioma transicional supratentorial em cão (Canis lupus familiaris). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 40-40, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI