Caracterização biométrica, densitométrica e histológica do rádio e fêmur de Callithri x spp ao zero dia de vida

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

S. D. Ramos
A. C. C. López
S. M. Unruh
S. C. F. Hagen
L. R. M. Sá

Resumo

Introdução: os ossos apresentam variação no seu modo de formação, crescimento, estrutura e função e são responsáveis por suporte e proteção do corpo. No contexto de saúde e condição de vida, o desenvolvimento ósseo adequado é essencial para que o indivíduo se torne um adulto saudável. O objetivo deste estudo é caracterizar o tecido ósseo de rádio e fêmur de filhotes de zero dias de Callithrix spp., nascidos em cativeiro, do ponto de vista qualitativo e quantitativo, envolvendo análise biométrica, histológica e por densitometria óptica radiográfica.

Materiais e Métodos: Foi realizado o estudo observacional retrospectivo de 15 carcaças de neonatos de saguis com zero dia de vida, que vieram a óbito em criador comercial. Foram analisados 10 Callithrix penicillata, quatro C. jacchus e um Callithrix spp., sem considerar-se o gênero. Os comprimentos em milímetros do radial-estiloidal e trocantérico-tibial lateral foram obtidos com uso do paquímetro. As imagens radiográficas, efetuadas com um penetrômetro, foram avaliadas com o programa Synapse®. Os fragmentos descalcificados em corte longitudinal do radio e fêmur foram processados para exame microscópico.

Resultados: O comprimento médio do rádio foi 18,21±0,999mm, e do fêmur, 20,17±1,137mm, considerando as três espécies (p>0,05). Os resultados densitométricos médios para as três espécies foi 0,615±0,125 mmAl, 0,766±0,157 mmAl, 0,607±0,138 mmAl, respectivamente, para as regiões de metáfises proximal, distal e diáfise do rádio e foi 0,723±0,212 mmAl, 0,856±0,238 mmAl, 0,802±0,203 mmAl, respectivamente, para as regiões de metáfises proximal, distal e diáfise do fêmur (p>0,05). Histologicamente, as espécies apresentaram vacuolização dos condrócitos localizados na região de aparecimento dos centros secundários de ossificação no rádio e o disco epifisário proximal e distal de ambos os ossos caracterizaram-se por zona hipertrófica com septos calcificados finos, colunas de duas a 12 células globosas e zona de calcificação com traves finas e irregulares.

Conclusão: Este foi o primeiro registro de biometria, densitometria óptica radiográfica e características histológicas do rádio e fêmur em saguis de zero dia de vida nascidos em cativeiro, e passam a ser disponibilizados como referência para o estabelecimento do padrão de normalidade em infantes de Callithrix spp aos zero dia de vida nascidos em cativeiro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RamosS. D.; LópezA. C. C.; UnruhS. M.; HagenS. C. F.; SáL. R. M. Caracterização biométrica, densitométrica e histológica do rádio e fêmur de Callithri x spp ao zero dia de vida. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 46-46, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI