Influência da ivermectina na motivação sexual e nos níveis séricos de testosterona em ratos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

N. Moreira
N. Queiroz-Hazarbassanov
M. M. Bernardi
H. S. Spinosa

Resumo

Introdução: A ivermectina (IVER) é um antiparasitário do grupo das avermectinas, amplamente usado em Medicina Veterinária para o combate de endo e ectoparasitos. Em mamíferos, diversas evidências indicam que essas substâncias químicas interagem com canais de cloro mediados pelo ácido gama-aminobutírico (GABA) e esse sistema de neurotransmissão participa da manifestação do comportamento sexual.

Objetivo: Avaliar se a exposição à IVER é capaz de interferir na motivação sexual e nos níveis séricos de testosterona de ratos.

Materiais e Métodos: Foram utilizados ratos adultos da linhagem Wistar distribuídos em três grupos de dez animais, dois experimentais e um controle. Os ratos dos grupos experimentais receberam 0,2 ou 1,0 mg/kg de IVER, pela via intraperitoneal (IP); os ratos do grupo controle receberam pela mesma via 1 ml/kg de solução salina (NaCl 0,9%). Após 15 minutos e 24 horas da administração de IVER ou salina, foi efetuada a avaliação da motivação sexual e, às 24 horas, a dosagem de testosterona no sangue. A motivação sexual foi avaliada em uma arena delimitada por uma parede metálica, com dois compartimentos localizados nas extremidades laterais da arena, nos quais foram colocados os ratos iscas (uma fêmea no estro e um macho); mede-se o tempo e a frequência com que o rato teste fica nas proximidades dos ratos iscas. Assim, foram avaliados o número de entradas na zona de incentivo do macho (ZIM) e da fêmea (ZIF), e o tempo total na ZIM e na ZIF. Para a concentração de testosterona no sangue, os níveis séricos foram determinados pela técnica de enzima imunoensaio de duplo anticorpo, empregando-se kits comerciais.

Resultados: Em relação à motivação sexual, a ANOVA de duas vias não mostrou diferenças significantes em nenhum dos parâmetros, tanto em relação aos grupos como em relação ao tempo. Quanto aos níveis séricos de testosterona, a ANOVA de uma via mostrou diferenças significantes entre os grupos e o teste de Dunnett revelou redução do nível de testosterona na dose de 1,0 mg/kg em relação ao grupo controle.

Conclusão: Achados anteriores mostraram que 1,0 mg/kg IVER, via IP, 15 minutos após a administração prejudicou o comportamento sexual dos machos (aumento da latência para a monta e intromissão), sendo sugerido que esse efeito poderia ser atribuído ao estado motivacional do animal. Frente a essa questão, este estudo buscou avaliar a motivação sexual de ratos machos, e verificou que o prejuízo do comportamento sexual, observado em achados anteriores, não pode ser conferido a aspectos sexuais motivacionais. Todavia, a redução dos níveis de testosterona pode ser atribuída a disfunções sexuais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MoreiraN.; Queiroz-HazarbassanovN.; BernardiM. M.; SpinosaH. S. Influência da ivermectina na motivação sexual e nos níveis séricos de testosterona em ratos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 46-46, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI