Caracterização de cultivo primário de células oriundas de carcinomas mamários em cães

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Y. G. Cordeiro
E. C. Brasil
S. A. Gomes
P. L. P. Xavier
R. F. Strefezzi
H. Fukumasu

Resumo

Introdução e objetivos: o desenvolvimento e a caracterização de modelos para o estudo de neoplasias humanas e animais é de extrema relevância para a melhoria do diagnóstico e tratamento do câncer. Os carcinomas de mama espontâneos caninos, assim como em mulheres, são uma das neoplasias mais frequentes e com grande índice de mortalidade nos indivíduos afetados. Apresentam diversas semelhanças histológicas e moleculares com os carcinomas humanos, razão pela qual se tem dado cada vez mais importância para o estabelecimento de modelos para estudos in vitro. O presente trabalho caracterizou as linhagens celulares provenientes de neoplasia de glândula mamária em cadelas.

Métodos: seis amostras de neoplasias mamárias foram coletadas a partir de mastectomias realizadas em clínicas veterinárias particulares. Após a dissociação mecânica e enzimática dos fragmentos, os materiais foram cultivados em meio DMEM-F12 suplementado com 0,5% de soro fetal bovino, 1% MEGS (Mammary Epithelial Growth Supplement, Life Technologies) e 1% de antibiótico/antimicótico, em ambiente controlado, até a estabilização do cultivo primário. Para a caracterização celular, foram realizadas: marcações imunocitoquímicas para citoqueratina (clone A1/A3), vimentina (V9) e α-actina (clone HHF35); avaliação citogenética por cariotipagem nos materiais submetidos à coloração de Giemsa; e cálculo do tempo de duplicação dos cultivos, baseado em um intervalo de 24 horas por um período de seis dias.

Resultados: todos os cultivos celulares se mostraram viáveis e permanecem estáveis até o presente momento. As células apresentaram uma forte expressão de citoqueratina e vimentina indicando um alto grau de malignidade, uma vez que a co-expressão destes filamentos intermediários tem sido relacionada com um perfil tumoral mais invasivo. A análise citogenética revelou aneuploidia em cerca de 50% das células cancerosas dos animais, confirmando a instabilidade genômica característica das neoplasias. O tempo de duplicação dos cultivos variou de 20 a 50 horas, apesar das condições de cultivo celular terem sido iguais para todas as amostras avaliadas.

Conclusão: foi possível a caracterização dos cultivos celulares oriundos de neoplasias mamárias em cães. Os resultados obtidos concordam com os registrados em trabalhos semelhantes, tanto para linhagens humanas, quanto animais, sugerindo que as linhagens celulares obtidas poderão ser utilizadas no futuro visando o progresso no diagnóstico e tratamento do câncer.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CordeiroY. G.; BrasilE. C.; GomesS. A.; XavierP. L. P.; StrefezziR. F.; FukumasuH. Caracterização de cultivo primário de células oriundas de carcinomas mamários em cães. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 49-49, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI