Efeitos da inibição da magl e a participação dos receptors canabinóides cb1 e cb2 na atividade e no recrutamento de neutrófilos em um modelo murino de inflamação pulmonar aguda

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

C. Costola-de-Souza
A. S. Calefi
L. B. Vitoretti
J. A. Gemenes Júnior
F. R. Greiffo
V. Ferraz-de-Paula
A. Ribeiro
A. P. Ligeiro-Oliveira
J. Palermo-Neto

Resumo

A sinalização por endocanabinóides é finalizada por meio de hidrólise enzimática; um processo que para o endocanabinóide 2-Arachidonoylglycerol (2-AG) é mediado pela lipase monoacilglicerol (MAGL). O JZL184 é um fármaco que apresenta alta seletividade na inibição da MAGL. Assim, o JZL184 aumenta os níveis de 2-AG que, por sua vez, atua sobre os receptores canabinóides CB1 e CB2 produzindo diversos efeitos como, por exemplo, o anti-inflamatório. A inflamação pulmonar aguda (ALI) e a sua forma mais grave, a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), em humanos, são doenças pulmonares, caracterizadas por infiltrado pulmonar bilateral com acúmulo de neutrófilos. A sepse é a causa mais comum da ALI/SDRA; aproximadamente 40% de pacientes com sépsis, também apresentam ALI ou ARDS e a ALI/ARDS são síndromes graves associadas com mortalidade superior a 40%. Considerando-se que não há cura para a ARDS / ALI, foi utilizado um modelo murino de ALI para averiguar se a inibição da MAGL seria capaz de aliviar os sintomas inflamatórios ou, até mesmo, promover a cura do processo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos da inibição da MAGL (com o JZL184) na atividade e no recrutamento de neutrófilos em um modelo Murino de inflamação pulmonar aguda (ALI) induzida por LPS. Cinquenta camundongos C57Bl/6 machos fora utilizados (5-10 por grupo) e divididos em três grupos: veículo+salina, veículo+LPS e JZL184+LPS. Os animais foram tratados com JZL184 (16mg/kg) ou veículo pela via intraperitoneal (i.p.) e 60 minutos depois foi instilado LPS (100ug/ mL; 1uL/g) ou salina pela via intranasal. Seis, 24 e/ou 48 horas após a indução da ALI foram coletados o lavado bronco alveolar (BAL) e os pulmões dos camundongos para a análise das citocinas KC e MIP-2 e para análise da atividade de neutrófilos avaliada por MPO. Dada a observação de resultados anti-inflamatórios, foram administrados, 30 minutos antes do tratamento com o JZL184, os antagonistas de receptores CB1 ou CB2: o AM281 e o AM630, respectivamente (i.p. 2,5 e/ ou 5mg/kg). O LPS aumentou os níveis de KC, MIP-2 e MPO e o tratamento com o JZL184 preveniu tais alterações. O tratamento com os antagonistas de receptores CB1 e CB2 preveniram os efeitos anti-inflamatórios causados com o bloqueio da MAGL. Contudo o estabelecimento da ALI foi evidente 6, 24 e 48 horas após a indução da inflamação e foi constatado que o bloqueio da MAGL produziu efeitos anti-inflamatórios. Os receptores CB1 e CB2 mostraram-se conectados com os efeitos anti-inflamatórios do JZL184 no modelo murino de ALI.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Costola-de-SouzaC.; CalefiA. S.; VitorettiL. B.; Gemenes JúniorJ. A.; GreiffoF. R.; Ferraz-de-PaulaV.; RibeiroA.; Ligeiro-OliveiraA. P.; Palermo-NetoJ. Efeitos da inibição da magl e a participação dos receptors canabinóides cb1 e cb2 na atividade e no recrutamento de neutrófilos em um modelo murino de inflamação pulmonar aguda. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 50-50, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI