Correlação entre as malformações de viperídeo neotropical e o padrão de uso do solo no sudeste brasileiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

S. S. Sant’anna
K. F. Grego
M. B. Ramos-Neto
M. Carvalho
J. L. Catão-Dias

Resumo

Introdução: as espécies de répteis têm sofrido um declínio global, sendo que as razões para esse fenômeno muitas vezes tem relação com as ações antropogênicas. Perda ou degradação do habitat e poluição ambiental estão entre as principais causas para este declínio. O presente trabalho pesquisou a existência de correlação entre o padrão de uso do solo e malformações no viperídeo neotropicais, Bothrops jararaca, conhecida popularmente como jararaca.

Métodos: malformações em filhotes desta espécie nascidos em cativeiro no Instituto Butantan (IB), mas de mães recém-capturadas na natureza, foram correlacionadas com o padrão de uso do solo (urbanização, agricultura, pecuária e vegetação nativa) por município, utilizando-se o Coeficiente de Spearman. Para que a amostragem fosse representativa da população dos municípios, foram utilizados apenas municípios que enviaram sete ou mais fêmeas prenhes ao IB (acima 100 filhotes por município).

Resultados: o registro de malformações em B. jararaca apresentou correlação positiva com as áreas agrícolas (rs= 0,67; p=0,01). Municípios com maiores áreas percentuais de atividade agrícola apresentaram um maior número de filhotes com malformações. Por outro lado, houve uma correlação negativa quanto às áreas de vegetação nativa (rs= -0,57; p=0,03). Neste caso os municípios com maiores áreas percentuais de áreas nativas apresentaram os menores índices de filhotes com malformações. Não houve correlação entre a pecuária ou urbanização e malformações em jararaca.

Conclusão: Os fatores que podem estar influenciando o maior índice de malformações em áreas com percentagens maiores de agricultura não são conhecidos, entretanto diversas substâncias utilizadas na agricultura tais como defensivos agrícolas e fertilizantes tem ação teratogênica. Este estudo, a nosso ver, contribui significativamente para a discussão da influência antropogênica sobre a fauna de vertebrados terrestres no Brasil no que tange à sua relação com a agropecuária, abrindo perspectivas para pesquisas futuras.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Sant’annaS. S.; GregoK. F.; Ramos-NetoM. B.; CarvalhoM.; Catão-DiasJ. L. Correlação entre as malformações de viperídeo neotropical e o padrão de uso do solo no sudeste brasileiro. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 54-54, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI