Ocorrência de parasitos em ratos Wistar (Rattus norvegicus) nas 4 e 12 semanas de idade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

V. L. G. S. Paiva
M. A. Alves
C. M. C. Mori
L. M. R. Sá

Resumo

Introdução e objetivos: os ratos Wistar são amplamente utilizados como modelo animal em pesquisas biomédicas em diferentes áreas de conhecimento. O controle da condição sanitária dos animais de laboratório é essencial para que não ocorram interferências nos experimentos realizados. O presente trabalho determinou a frequência de ocorrência de endo e ectoparasitos em ratos Wistar do Biotério do Departamento de Patologia (VPT) as quatro e 12 semanas de idade.

Material e métodos: foram utilizados 40 ratos Wistar do Biotério do VPT com quatro e 12 semanas de idade, dez fêmeas e dez machos por faixa etária. Os animais foram retirados aleatoriamente e foi realizado o exame físico completo individualizado. A eutanásia foi efetuada em de dióxido de carbono. A pesquisa de ectoparasitos foi realizada com a aplicação de fita gomada na pelagem nas zonas da base da cauda e dorso, atrás das orelhas, focinho e observando-se ao microscópio ótico. Para a pesquisa de parasitos intestinais e das vias urinárias foi realizado método direto a partir de amostras colhidas durante a necrópsia parasitológica na qual vários segmentos intestinais e a bexiga foram amostrados tiveram a mucosa raspada e analisada ao microscópio ótico e estereoscópio, respectivamente. Foi realizado exame direto com fita gomada da região perianal para pesquisa de ovos de oxiurídeos. A pesquisa de ovos leves e cistos de protozoários foi realizada com as fezes e método de Willis com solução saturada de cloreto de sódio.

Resultados e discussão: todos os animais apresentavam condição corpórea e estado clínico geral dentro dos parâmetros de normalidade para a espécie. Nenhum animal apresentou ectoparasitas. Trinta e quatro ratos (34/40, 85%) foram positivos para endoparasitas em pelo menos um dos exames parasitológicos realizados. Os parasitos intestinais identificados foram Syphacia spp. (34/40, 85%), Eimeria spp. (2/40, 5%) e Entamoeba muris (1/40, 2,5%). As vias urinárias apresentaram ausência de parasitos. A frequência relativa percentual da ocorrência de endoparasitas foi 85%, em que 45% correspondem à faixa etária das quatro semanas e, os restantes 40%, as 12 semanas de idade. Os resultados obtidos mostram que a colônia apresenta carga parasitária e que os parasitos identificados são comuns nos biotérios convencionais. A presença dos parasitos indica a necessidade de monitoramento e controle parasitário periódico para atestar condição sanitária adequada.

Conclusão: A frequência de ocorrência de parasitos intestinais na colônia de ratos do VPT foi de 85%, representados por Syphacia spp. (85%), Eimeria spp. (5%) e Entamoeba muris (2,5%), porém a carga parasitária é baixa, não estava associada a alterações clínicas, porém indica a necessidade de monitoramento e controle parasitário periódico na respectiva colônia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PaivaV. L. G. S.; AlvesM. A.; MoriC. M. C.; SáL. M. R. Ocorrência de parasitos em ratos Wistar (Rattus norvegicus) nas 4 e 12 semanas de idade. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 59-59, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI