Valores de referência de parâmetros hematológicos e bioquímicos de camundongos Swiss Webster, C57BL/6, BALB/C e ratos Wistar

Conteúdo do artigo principal

E. W. Santos
D. C. Oliveira
J. S. O. Beltran
G. B. Silva
M. Tsujita
L. S. Carmo
A. R. Crisma
R. A. Fock
P. Borelli

Resumo

O estabelecimento dos valores de referência hematológica e bioquímica clínica em animais de laboratório é de suma importância para a análise de alterações funcionais, no entanto, ainda há poucos dados disponíveis para diversos grupos de animais. O presente trabalho foi delineado para estabelecer os valores de referência para os parâmetros hematológicos e bioquímicos em linhagens comuns de camundongos e ratos usados em experimentação animal. Os parâmetros avaliados foram: perfil sanguíneo (hemograma, reticulócitos e mielograma) e a bioquímica do soro (proteína total, albumina, glicose, colesterol, triglicérides, cálcio e fósforo). Foram utilizados camundongos C57BL/6, BALB/C e Swiss Webster e ratos Wistar, machos de dois a três meses de idade. As amostras de sangue total foram obtidas por punção do plexo axilar dos animais anestesiados com xilazina (16 mg/kg) e ketamina (120 mg/kg) e recolhidas utilizando-se como anticoagulante (EDTA) a 10%. As amostras de sangue recolhidas sem anticoagulante foram usadas para a obtenção dos soros utilizados para determinação de níveis de colesterol total, triglicérides, glicose, albumina e total de proteína. A dosagem de hemoglobina, hematócrito e contagem total de eritrócitos e leucócitos foram efetuadas no analisador de células sanguíneas ABC Vet (ABX Diagnostics). As dosagens de proteínas totais e albumina revelaram uma maior concentração dessas substâncias em ratos, bem como a contagem de leucócitos totais em relação às linhagens de camundongos. Os demais parâmetros hematológicos e bioquímicos não apresentaram diferenças significativas. No entanto, foi estabelecida uma variação normal dentro de cada espécie. Os resultados obtidos permitem a padronização dos intervalos de referência em animais criados em biotério, refletindo assim a condição esperada em roedores utilizados em pesquisas científicas.

Detalhes do artigo

Seção

SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI

Como Citar

Valores de referência de parâmetros hematológicos e bioquímicos de camundongos Swiss Webster, C57BL/6, BALB/C e ratos Wistar. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 60–61, 2015. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/25692. Acesso em: 5 dez. 2025.