Valores de referência de parâmetros hematológicos e bioquímicos de camundongos Swiss Webster, C57BL/6, BALB/C e ratos Wistar

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

E. W. Santos
D. C. Oliveira
J. S. O. Beltran
G. B. Silva
M. Tsujita
L. S. Carmo
A. R. Crisma
R. A. Fock
P. Borelli

Resumo

O estabelecimento dos valores de referência hematológica e bioquímica clínica em animais de laboratório é de suma importância para a análise de alterações funcionais, no entanto, ainda há poucos dados disponíveis para diversos grupos de animais. O presente trabalho foi delineado para estabelecer os valores de referência para os parâmetros hematológicos e bioquímicos em linhagens comuns de camundongos e ratos usados em experimentação animal. Os parâmetros avaliados foram: perfil sanguíneo (hemograma, reticulócitos e mielograma) e a bioquímica do soro (proteína total, albumina, glicose, colesterol, triglicérides, cálcio e fósforo). Foram utilizados camundongos C57BL/6, BALB/C e Swiss Webster e ratos Wistar, machos de dois a três meses de idade. As amostras de sangue total foram obtidas por punção do plexo axilar dos animais anestesiados com xilazina (16 mg/kg) e ketamina (120 mg/kg) e recolhidas utilizando-se como anticoagulante (EDTA) a 10%. As amostras de sangue recolhidas sem anticoagulante foram usadas para a obtenção dos soros utilizados para determinação de níveis de colesterol total, triglicérides, glicose, albumina e total de proteína. A dosagem de hemoglobina, hematócrito e contagem total de eritrócitos e leucócitos foram efetuadas no analisador de células sanguíneas ABC Vet (ABX Diagnostics). As dosagens de proteínas totais e albumina revelaram uma maior concentração dessas substâncias em ratos, bem como a contagem de leucócitos totais em relação às linhagens de camundongos. Os demais parâmetros hematológicos e bioquímicos não apresentaram diferenças significativas. No entanto, foi estabelecida uma variação normal dentro de cada espécie. Os resultados obtidos permitem a padronização dos intervalos de referência em animais criados em biotério, refletindo assim a condição esperada em roedores utilizados em pesquisas científicas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosE. W.; OliveiraD. C.; BeltranJ. S. O.; SilvaG. B.; TsujitaM.; CarmoL. S.; CrismaA. R.; FockR. A.; BorelliP. Valores de referência de parâmetros hematológicos e bioquímicos de camundongos Swiss Webster, C57BL/6, BALB/C e ratos Wistar. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 60-61, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI