Análise da resposta inflamatória frente a estirpes neurotrópicas do herpesvírus equino tipo 1 em camundongos isogênicos nos segundo e terceiro dia após infecção por meio do método de citometria de fluxo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

P. O. Tonietti
C. M. C. Mori
L. P. Mesquita
A. F. Arévalo
N. G. T. Queiroz
T. H. M. Gamon
M. C. C. S. H. Lara
E. M. C. Villalobos
E. M. S. Cunha
C. O. Massoco
E. Mori
P. C. Maiorka

Resumo

Introdução e objetivos: o herpesvírus equino tipo 1 (EHV-1), importante patógeno para os equinos pode provocar quadros de rinopneumonite, abortamento, mortalidade perinatal e mieloencefalopatia herpética equina (EHM). Para o estudo desse vírus, devido às similaridades encontradas com a infecção e a resposta imune no cavalo, o camundongo tem sido utilizado como modelo biológico. No presente trabalho foi efetuada a quantificação das concentrações das citocinas pró-inflamatórias IL-6, IL-10, IFN-γ, TNF-α, IL- 12p70, e da quimiocina CCL2 (MCP-1) em camundongos isogênicos inoculados por via intranasal com as estires brasileiras A4/72 e A9/92 do EHV-1.

Material e Métodos: fêmeas de camundongos BALB/c, C57BL/6 e C3H/HeJ com oito semanas de idade foram inoculadas pela via intranasal com as estirpes A4/72 e A9/92 do EHV-1. Os camundongos dos grupos controle receberam apenas meio essencial de Eagle pela via intranasal. A coleta do sangue foi efetuada nos 2º e 3º dpi. As concentrações plasmáticas de IL-6, IL-10, IFN-γ, TNF-α, IL-12p70 e CCL2 foram mensuradas com o Cytometric Bead Array Mouse Inflammation Kit. Os resultados foram analisados com o programa estatístico Graph Pad InStat (versão 3.01, 32 bit for Windows 95/NT).

Resultados e discussão: no 2º dpi todas as linhagens de camundongos apresentaram aumento significativo (p<0,05) de IL-6, IFN-γ e TNF-α e CCL2 quando infectados com a estirpe A4/72 do EHV-1. A exceção foi a linhagem C57BL/6 que não apresentou aumento apenas de CCL2. Já os animais inoculados com A9/92 apresentaram aumento apenas de IFN-γ e CCL2. Já no 3º dpi todas as linhagens de camundongos apresentaram aumento de IL-6, TNF-α e CCL2 quando inoculados com A4/72. A exceção foi a linhagem C3H/HeJ que não apresentou aumento significativo de TNF-α. Observou-se ainda que todas as linhagens inoculadas com A4/72 apresentaram elevações nos valores de TNF-α superiores aos observados nas infectadas com A9/92. Esse achado ressalta a variação das características intrínsecas das estirpes virais. De um modo geral, a comparação da concentração das citocinas pró-inflamatórias do 2º dpi para o 3º dpi apresentou aumento significativo de IL-6 e diminuição de IFN-γ, TNF-α e CCL2, havendo pouca ou nenhuma diferença entre as três linhagens isogênicas estudadas.

Conclusão: Os achados do presente estudo indicaram que o desafio viral com as estirpes neurotrópicas do EHV-1 em camundongos induziu a produção de IFN-γ que estimulou a produção de TNF-α, IL-6 e CCL2. A diminuição da concentração de IFN-γ, TNF-α e CCL2 do 2º dpi para o 3º dpi sugere que este fato pode estar relacionado a um mecanismo de escape do EHV-1 ou à sua capacidade de modificar a resposta imune do hospedeiro. Portanto, eles devem desempenhar um papel importante na fisiopatogenia da EHM.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ToniettiP. O.; MoriC. M. C.; MesquitaL. P.; ArévaloA. F.; QueirozN. G. T.; GamonT. H. M.; LaraM. C. C. S. H.; VillalobosE. M. C.; CunhaE. M. S.; MassocoC. O.; MoriE.; MaiorkaP. C. Análise da resposta inflamatória frente a estirpes neurotrópicas do herpesvírus equino tipo 1 em camundongos isogênicos nos segundo e terceiro dia após infecção por meio do método de citometria de fluxo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 62-63, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI