Análise temporal do comportamento doentio induzido por lipopolissacarídeo em ratas virgens e lactantes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. F. Nascimento
M. M. Bernardi
C. Massoco
V. Pecorari
L. F. Felício

Resumo

Introdução e objetivo: o lipopolissacárido (LPS), uma endotoxina que se origina da parede celular de bactérias Gram-negativas, ativa o sistema imune dos hospedeiros infectados que libera citocinas pró-inflamatórias indutoras de comportamento doentio. O presente trabalho caracterizou os efeitos do LPS dependentes do tempo, analisando a temperatura e peso corporais, o consumo de água de alimentos em ratas virgens e lactantes expostas a uma dose de LPS anteriormente relatada como capaz induzir o comportamento doentio em ratas prenhas.

Métodos: ratas Wistar, virgens na fase estro e lactantes no terceiro dia da lactação receberam 100 μg/kg de LPS ou solução salina. A temperatura timpânica, peso corporal e consumo alimentar e de água foram avaliados 0, 2, 24, 48, 72, 96, e 120 horas após o tratamento.

Resultados: em ratas lactantes, a temperatura timpânica foi atenuada em comparação a observada nas ratas virgens. O consumo alimentar e ganho de peso corporal diminuiu em ambos os grupos, mas as ratas lactantes consumiram mais alimentos do que as virgens. O consumo de água aumentou nos diversos tempos.

Conclusão: a exposição ao LPS determinou o aparecimento de sinais de comportamento doentio representados por: diminuição no consumo alimentar e do ganho de peso e aumento de consumo de água tanto em fêmeas virgens como nas lactantes. O curso e perfil de hipertermia variaram ao longo do tempo entre lactantes e virgens, pareceu depender do estado fisiológico dos animais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NascimentoA. F.; BernardiM. M.; MassocoC.; PecorariV.; FelícioL. F. Análise temporal do comportamento doentio induzido por lipopolissacarídeo em ratas virgens e lactantes. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 63-63, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI