Análise temporal do comportamento doentio induzido por lipopolissacarídeo em ratas virgens e lactantes

Conteúdo do artigo principal

A. F. Nascimento
M. M. Bernardi
C. Massoco
V. Pecorari
L. F. Felício

Resumo

Introdução e objetivo: o lipopolissacárido (LPS), uma endotoxina que se origina da parede celular de bactérias Gram-negativas, ativa o sistema imune dos hospedeiros infectados que libera citocinas pró-inflamatórias indutoras de comportamento doentio. O presente trabalho caracterizou os efeitos do LPS dependentes do tempo, analisando a temperatura e peso corporais, o consumo de água de alimentos em ratas virgens e lactantes expostas a uma dose de LPS anteriormente relatada como capaz induzir o comportamento doentio em ratas prenhas.

Métodos: ratas Wistar, virgens na fase estro e lactantes no terceiro dia da lactação receberam 100 μg/kg de LPS ou solução salina. A temperatura timpânica, peso corporal e consumo alimentar e de água foram avaliados 0, 2, 24, 48, 72, 96, e 120 horas após o tratamento.

Resultados: em ratas lactantes, a temperatura timpânica foi atenuada em comparação a observada nas ratas virgens. O consumo alimentar e ganho de peso corporal diminuiu em ambos os grupos, mas as ratas lactantes consumiram mais alimentos do que as virgens. O consumo de água aumentou nos diversos tempos.

Conclusão: a exposição ao LPS determinou o aparecimento de sinais de comportamento doentio representados por: diminuição no consumo alimentar e do ganho de peso e aumento de consumo de água tanto em fêmeas virgens como nas lactantes. O curso e perfil de hipertermia variaram ao longo do tempo entre lactantes e virgens, pareceu depender do estado fisiológico dos animais.

Detalhes do artigo

Seção

SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI

Como Citar

Análise temporal do comportamento doentio induzido por lipopolissacarídeo em ratas virgens e lactantes. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 63–63, 2015. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/25704. Acesso em: 5 dez. 2025.