Uncaria tomentosa (unha-de-gato) possui atividade imunomodulatória sobre a resposta imune humoral de ratos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Introdução e objetivos: a Uncaria tomentosa é uma planta medicinal mundialmente empregada na forma de fitoterápico devido às suas propriedades anti-inflamatórias e imunomodulatórias. O presente trabalho empregou o protocolo proposto pelas principais agências internacionais de regulamentação toxicológica para investigar a possível modulação das respostas imune humorais de ratos que receberam este fitoterápico por 90 dias.
Métodos: quarenta ratos machos foram divididos em quatro grupos iguais e tratados, pela via oral (gavagem), com as doses de 0, 15, 75 e/ou 150mg/kg de extrato seco de Uncaria tomentosa diluído em água. Sete dias antes do final do período experimental, todos os animais foram sensibilizados intraperitonealmente com 1 mL de eritrócitos de carneiro (SRBC) (2,0 x 109 eritrócitos/mL). No final do período experimental, os animais foram eutanasiados e tiveram os seus esplenócitos coletados, contados e ajustados para a concentração de 12,0 x 106 células/mL. Para realização do ensaio do PFC, os esplenócitos, juntamente com os SRBC e o soro de cobaia (fonte de sistema complemento), foram adicionados a uma solução de bacto ágar a 0,5% e plaqueados em lâminas de histologia. Após três horas em estufa a 37ºC, as lâminas foram visualizadas ao microscópio e os halos de lise de SRBC foram contados, e representados como número de PFC/105 esplenócitos.
Resultados: apesar da ausência de significância estatística (p<0,06), verificou-se que o fitoterápico promoveu um aumento dose-dependente no número de linfócitos produtores de anticorpos específicos anti-SRBC, em resposta ao desafio antigênico.
Conclusões: considerando a maior produção de anticorpos T-dependentes frente a desafio imune específico pode-se afirmar que a administração da U. tomentosa apresentou atividade imunomodulatória sobre a resposta imune humoral de ratos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);