Efeitos da administração repetida de metilfenidato no início da lactação na atividade geral de ratas e nos níveis de monoaminas centrais após desafio com a mesma droga ao término da lactação
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Introdução e objetivos: o metilfenidato (MFD) é uma anfetamina não estimulante empregada já há algum tempo no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH). Tem sido observado que após uma exposição repetida a psicoestimulantes há um progressivo e persistente aumento na hiperatividade induzida por estas drogas, ou seja, sensibilização. O presente trabalho investigou se a administração repetida de MFD na fase inicial da lactação induziria a sensibilização à mesma droga após a lactação por meio da atividade geral observada em campo aberto e da avaliação dos níveis estriatais de monoaminas.
Material e métodos: camundongos fêmeas foram cruzadas com machos e do segundo ao oitavo dia da lactação foram tratadas uma vez ao dia com 10 mg/kg de MFD ou solução salina a 0,9%. As camundongas foram pesadas durante o tratamento e foi calculado o seu ganho de peso. No desmame, as camundongas dos dois grupos foram pesadas e receberam uma dose adicional de MFD. Duas horas depois foram observadas em campo aberto para medida de sua atividade geral e uma hora após este procedimento os seus estriados foram isolados e os níveis de monoaminas foram avaliados por HPLC.
Resultados e discussão: com relação ao grupo controle: 1) o peso corporal das ratas após o desmame não foi modificado; 2) na atividade geral houve redução da frequência de locomoção e aumento na duração de imobilidade; 3) nos níveis de neurotransmissores estriatais foi observada a redução nos níveis de serotonina e seu metabólito; 4) não foram constatadas alterações nos níveis de dopamina e noradrenalina bem como de seus metabólitos. O tratamento com MFD no início da lactação associado a um desafio com a mesma droga reduziu a atividade geral de camundongos e dos níveis de serotonina e seu metabólito ao desmame indicando o desenvolvimento de sensibilização.
Conclusão: a administração repetida de MFD no início na lactação promove sensibilização das fêmeas a uma dose desafio da mesma droga.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);