Efeitos da administração repetida de metilfenidato no início da lactação na atividade geral de ratas e nos níveis de monoaminas centrais após desafio com a mesma droga ao término da lactação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. A. Ponchio
E. Teodorov
J. C. Florio
N. Queiroz-Hazarbassanov
M. M. Bernardi

Resumo

Introdução e objetivos: o metilfenidato (MFD) é uma anfetamina não estimulante empregada já há algum tempo no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH). Tem sido observado que após uma exposição repetida a psicoestimulantes há um progressivo e persistente aumento na hiperatividade induzida por estas drogas, ou seja, sensibilização. O presente trabalho investigou se a administração repetida de MFD na fase inicial da lactação induziria a sensibilização à mesma droga após a lactação por meio da atividade geral observada em campo aberto e da avaliação dos níveis estriatais de monoaminas.

Material e métodos: camundongos fêmeas foram cruzadas com machos e do segundo ao oitavo dia da lactação foram tratadas uma vez ao dia com 10 mg/kg de MFD ou solução salina a 0,9%. As camundongas foram pesadas durante o tratamento e foi calculado o seu ganho de peso. No desmame, as camundongas dos dois grupos foram pesadas e receberam uma dose adicional de MFD. Duas horas depois foram observadas em campo aberto para medida de sua atividade geral e uma hora após este procedimento os seus estriados foram isolados e os níveis de monoaminas foram avaliados por HPLC.

Resultados e discussão: com relação ao grupo controle: 1) o peso corporal das ratas após o desmame não foi modificado; 2) na atividade geral houve redução da frequência de locomoção e aumento na duração de imobilidade; 3) nos níveis de neurotransmissores estriatais foi observada a redução nos níveis de serotonina e seu metabólito; 4) não foram constatadas alterações nos níveis de dopamina e noradrenalina bem como de seus metabólitos. O tratamento com MFD no início da lactação associado a um desafio com a mesma droga reduziu a atividade geral de camundongos e dos níveis de serotonina e seu metabólito ao desmame indicando o desenvolvimento de sensibilização.

Conclusão: a administração repetida de MFD no início na lactação promove sensibilização das fêmeas a uma dose desafio da mesma droga.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PonchioR. A.; TeodorovE.; FlorioJ. C.; Queiroz-HazarbassanovN.; BernardiM. M. Efeitos da administração repetida de metilfenidato no início da lactação na atividade geral de ratas e nos níveis de monoaminas centrais após desafio com a mesma droga ao término da lactação. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 66-66, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI