Efeitos da administração repetida de metilfenidato no início da lactação na atividade geral de ratas e nos níveis de monoaminas centrais após desafio com a mesma droga ao término da lactação

Conteúdo do artigo principal

R. A. Ponchio
E. Teodorov
J. C. Florio
N. Queiroz-Hazarbassanov
M. M. Bernardi

Resumo

Introdução e objetivos: o metilfenidato (MFD) é uma anfetamina não estimulante empregada já há algum tempo no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH). Tem sido observado que após uma exposição repetida a psicoestimulantes há um progressivo e persistente aumento na hiperatividade induzida por estas drogas, ou seja, sensibilização. O presente trabalho investigou se a administração repetida de MFD na fase inicial da lactação induziria a sensibilização à mesma droga após a lactação por meio da atividade geral observada em campo aberto e da avaliação dos níveis estriatais de monoaminas.

Material e métodos: camundongos fêmeas foram cruzadas com machos e do segundo ao oitavo dia da lactação foram tratadas uma vez ao dia com 10 mg/kg de MFD ou solução salina a 0,9%. As camundongas foram pesadas durante o tratamento e foi calculado o seu ganho de peso. No desmame, as camundongas dos dois grupos foram pesadas e receberam uma dose adicional de MFD. Duas horas depois foram observadas em campo aberto para medida de sua atividade geral e uma hora após este procedimento os seus estriados foram isolados e os níveis de monoaminas foram avaliados por HPLC.

Resultados e discussão: com relação ao grupo controle: 1) o peso corporal das ratas após o desmame não foi modificado; 2) na atividade geral houve redução da frequência de locomoção e aumento na duração de imobilidade; 3) nos níveis de neurotransmissores estriatais foi observada a redução nos níveis de serotonina e seu metabólito; 4) não foram constatadas alterações nos níveis de dopamina e noradrenalina bem como de seus metabólitos. O tratamento com MFD no início da lactação associado a um desafio com a mesma droga reduziu a atividade geral de camundongos e dos níveis de serotonina e seu metabólito ao desmame indicando o desenvolvimento de sensibilização.

Conclusão: a administração repetida de MFD no início na lactação promove sensibilização das fêmeas a uma dose desafio da mesma droga.

Detalhes do artigo

Seção

SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI

Como Citar

Efeitos da administração repetida de metilfenidato no início da lactação na atividade geral de ratas e nos níveis de monoaminas centrais após desafio com a mesma droga ao término da lactação. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 66–66, 2015. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/25710. Acesso em: 5 dez. 2025.