Participação da bradicinina, taquicininas e receptores purinérgicos na hiperalgesia induzida pelo conteúdo de secreção plaquetária

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

T. B. Lellis
J. M. Carrilho
E. A. Silva
M. L. Santoro
R. Giorgi

Resumo

Introdução: a injeção intraplantar (i.pl.) do conteúdo de secreção plaquetária (CSP) ou plaquetas íntegras induzem a hiperalgesia em ratos avaliados pelo teste de pressão de pata, o que sugere que as plaquetas estão envolvidas na gênese da dor inflamatória. Com base nesses resultados, têm sido avaliados os mecanismos envolvidos na hiperalgesia induzida pelo CSP. Já foi determinado, que os prostanoides e os receptores β1 e β2-adrenérgicos, mas não a serotonina, estão envolvidos na mediação do efeito acarretado pelo CSP.

Objetivos: no presente trabalho foi investigada a participação da bradicinina, das taquicininas e de receptores purinérgicos na hiperalgesia induzida pelo CSP.

Métodos: a hiperalgesia foi avaliada em ratos Wistar machos submetidos ao teste de pressão de pata após a injeção i.pl. de CSP (50 μl), na concentração equivalente à 200x109 plaquetas/L e o limiar de dor foi avaliado após 1, 2 e 4h após o tratamento (CEUAIB 0110813). A participação da bradicinina no efeito hiperalgésico induzido pelo CSP foi investigada pelo pré-tratamento dos animais com Lys-(des-Arg9, Leu8) (antagonista de receptor B1 de bradicinina, 30 μg/pata, i.pl.) e bradyzide (antagonista de receptor B2 de bradicinina, 15 μg/pata, i.pl.). O envolvimento das taquicininas foi avaliado com as drogas GR82334 (antagonista de receptor NK1, 1,4 μg/ pata, i.pl.) e GR94800 (antagonista do receptor NK2, 0,9 μg/pata, i.pl.). A droga A-317491 (antagonista dos receptores P2X3 e P2X2/3, 60 μg/pata, i.pl.) foi empregada para a investigação da participação de receptores purinérgicos.

Resultados e discussão: a hiperalgesia induzida pelo CSP foi revertida pelo pré-tratamento dos animais com os antagonistas dos receptores B1 e B2 de bradicinina, dos receptores NK1 e NK2 de taquicininas e com o antagonista de receptores purinérgicos P2X3 e P2X2/3, demonstrando que a bradicinina, as taquicininas e os receptores purinérgicos medeiam este efeito. Visto que a substância P (SP), o principal agonista do receptor NK1, sensibiliza receptores purinérgicos P2X3, pela ativação de NK1, é possível que haja uma conexão entre SP e receptores purinérgicos nos mecanismos envolvidos na hiperalgesia induzida pelo CSP. As plaquetas não só são ativadas pela SP, como também possuem uma substância similar a SP. Assim, pode se aventar que a SP desempenhe um papel relevante na gênese da dor inflamatória induzida pelo CSP.

Conclusão: Considerando-se os dados obtidos pode-se sugerir que prostanoides, receptores β1 e β2 adrenérgicos, receptores B1 e B2 de bradicinina, receptores P2X3 e P2X2/3 purinérgicos e taquicininas medeiem a hiperalgesia induzida pelo CSP.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LellisT. B.; CarrilhoJ. M.; SilvaE. A.; SantoroM. L.; GiorgiR. Participação da bradicinina, taquicininas e receptores purinérgicos na hiperalgesia induzida pelo conteúdo de secreção plaquetária. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 66-66, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI