Caracterização fenotípica do camundongo mutante espontâneo tremor utilizando uma bateria de testes comportamentais (projeto em andamento)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. S. A. Garcia Gomes
M. Manes
M. M. Bernardi
S. M. G. Massironi
C. M. C. Mori

Resumo

Introdução e objetivos: a mutação espontânea tremor (tr), autossômica recessiva, foi observada na colônia de camundongos Swiss do Biotério do Departamento de Patologia da FMVZ/USP causando tremores, ataxia e convulsões. Na análise histopatológica, utilizando-se a coloração de Luxol Fast Blue foi evidenciada a deficiência de mielina principalmente nas meninges e camada molecular do cerebelo. Posteriormente, foram realizados dez retrocuzamentos com a linhagem C57BL/6 para mudança do fundo genético. Resultados preliminares do mapeamento genético, efetuado com marcadores microssatélites, indicaram que a mutação tremor está situada no cromossomo 14. Com o objetivo de caracterizar o fenótipo dos mutantes tremor será utilizada uma bateria de testes comportamentais visando observação do estado geral de saúde, dos reflexos neurológicos, das habilidades sensoriais e da função motora.

Material e métodos: Foram utilizados camundongos machos com oito semanas de idade, dos quais oito mutantes tremor e oito C57BL/6 que não apresentavam a mutação para o grupo controle. A caracterização fenotípica dos camundongos mutantes abrangeu a avaliação geral do fenótipo baseando-se em uma bateria de testes comportamentais. Inicialmente, os testes foram realizados no campo aberto e ordenados por parâmetro avaliado, na seguinte sequência: 1) atividade geral dos animais e sistema sensorial: frêmito vocal, irritabilidade, reflexo auricular, aperto de cauda, reflexo corneal e resposta ao toque; 2) testes psicomotores: contorção, trem posterior, reflexo de endireitamento, tônus corporal e força de agarrar; 3) avaliação do sistema nervoso central e autônomo: tremores, convulsões, cauda em pé, sedação, anestesia, ataxia, ptose, lacrimação, micção e defecação.

Resultados e discussão: em relação aos camundongos C57BL/6, nos mutantes houve incremento significante nos tremores. Observou-se ainda, aumento na ataxia, e também uma maior quantidade de animais que andavam com a cauda em pé, que pode ser um mecanismo compensatório à sua ataxia para auxiliar com o déficit de equilíbrio. Ainda, foi observada a redução na motilidade e nas frequências de levantar e grooming. Foi aventada a hipótese de que o aumento do tremor, parâmetro ligado ao sistema nervoso central, tenha sido responsável pela redução nos parâmetros psicomotores e da motilidade. Visando à validação do modelo animal, a partir desses resultados iniciais serão selecionados testes comportamentais mais específicos que auxiliarão na caracterização do fenótipo da mutação.

Conclusão: Concluiu-se que o mutante tremor apresenta prejuízos de origem no sistema nervoso central, possivelmente gerados pela falta de mielina, que afetam o seu desempenho motor.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Garcia GomesM. S. A.; ManesM.; BernardiM. M.; MassironiS. M. G.; MoriC. M. C. Caracterização fenotípica do camundongo mutante espontâneo tremor utilizando uma bateria de testes comportamentais (projeto em andamento). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 69-69, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI