Fenotipagem comportamental do camundongo mutante equilíbrio

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. Manes
M. S. A. G. Gomes
M. M. Bernardi
S. M. G. Massironi
C. M. C. Mori

Resumo

Introdução e objetivos: o camundongo mutante recessivo denominado equilibrio (eqlb), que apresenta deficiência de equilíbrio e incoordenação motora, foi originado em um projeto de mutagênese que empregou o agente químico N-Ethyl-N-Nitrosourea (ENU). Na sua análise histopatológica foi constatado que apresentavam a formação anormal das camadas celulares do cerebelo, com desorganização da camada de células de Purkinje e espessamento da camada granular externa. O seu mapeamento genético identificou a mutação no gene NADPH oxidase 3 (Nox3), cromossomo 17, descrito como responsável por defeitos vestibulares e na formação das otocônias. A caracterização fenotípica dos mutantes equilibrio abrangeu a avaliação geral do seu fenótipo, efetuada com uma bateria de testes comportamentais destinados a avaliação das condições: estado geral de saúde, reflexos neurológicos, habilidades sensoriais e função motora.

Material e métodos: foram utilizados camundongos machos com oito semanas de idade, dos quais 12 mutantes equilibrio e 12 camundongos BALB/c do grupo controle. A caracterização fenotípica dos camundongos mutantes abrangeu a avaliação geral do fenótipo baseando-se em uma bateria de testes comportamentais. Inicialmente, os testes foram realizados no campo aberto e ordenados por parâmetro avaliado, na seguinte sequência: 1) atividade geral dos animais e sistema sensorial: frêmito vocal, irritabilidade, reflexo auricular, aperto de cauda, reflexo corneal e resposta ao toque; 2) testes psicomotores: contorção, trem posterior, reflexo de endireitamento, tônus corporal e força de agarrar; 3) avaliação do sistema nervoso central e autônomo: tremores, convulsões, cauda em pé, sedação, anestesia, ataxia, ptose, lacrimação, micção e defecação.

Resultados e discussão: em relação aos camundongos BALB/c, os camundongos equilíbrio apresentaram aumento de queda do trem posterior e redução no reflexo de endireitamento, irritabilidade, resposta ao toque, da defecação e na frequência de levantar. Nos camundongos mutantes equilíbrio, o aumento da queda do trem posterior e redução no reflexo de endireitamento apontam para prejuízo do sistema psicomotor enquanto que a redução na resposta ao toque e da irritabilidade mostram que os mesmos apresentam redução no sistema sensorial. A redução da frequência de levantar provavelmente é consequência da dificuldade motora dos camundongos deste grupo. Além disto, a redução na defecação indicaria menor ativação do sistema nervoso autônomo. Visando à validação do modelo animal, a partir desses resultados iniciais serão selecionados testes comportamentais mais específicos que auxiliarão na caracterização do fenótipo da mutação.

Conclusões: Conclui-se então que os camundongos mutantes do grupo equilíbrio apresentam prejuízos motores e sensoriais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ManesM.; GomesM. S. A. G.; BernardiM. M.; MassironiS. M. G.; MoriC. M. C. Fenotipagem comportamental do camundongo mutante equilíbrio. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 1, p. 69-69, 28 abr. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI