Análise morfométrica dos centros germinais esplênicos de frangos de cortes submetidos a infecção experimental por clostridium perfringens tipo A

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. S. Calefi
L. B Namazu
C Costola-De-Souza
B. T. B Honda
W. M. Quinteiro-Filho
J. G. S. Fonseca
A. J. P. Ferreira
J. Palermo-Neto

Resumo

A enterite necrótica aviária (NE) é uma doença que acomete aves de produção de duas a seis semanas de vida [1]. O seu agente etiológico primário é o Clostridium perfringens, uma bactéria de crescimento em anaerobiose, gram positiva, toxigênica, formadora de esporos [2]. A patogênese da NE é complexa e envolve a associação de diversos fatores, como a co-infecção com espécies de coccidia, imunossupressão e estresse. O estresse é um dos principais fatores limitantes na produção de aves. Dessa forma, é preocupação não somente na NE, mas em toda cadeia de produção animal, visto que foi comprovada a sua relação com uma queda nos parâmetros zootécnicos e modulação do sistema imune [3]. Embora os efeitos do estresse sobre os níveis de imunoglobulinas sejam amplamente enfatisados, poucos são os trabalhos que se dedicam ao estudo dos centros germinais (GC). Os GCs são microambientes especializados, responsáveis pela geração de células imunes com anticorpos de alta afinidade e linfócitos B de memória [4,5]. Sendo assim, este compartimento torna-se importante alvo para elucidar os efeitos do estresse associado com doenças como a NE. O presente trabalho avaliou os efeitos do estresse por calor com e sem a associação da ingestão de caldo tioglicolato e Clostridium perfringens, sobre o desenvolvimento dos centros germinais no baço de frangos de corte.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CalefiA. S.; NamazuL. B.; Costola-De-SouzaC.; HondaB. T. B.; Quinteiro-FilhoW. M.; FonsecaJ. G. S.; FerreiraA. J. P.; Palermo-NetoJ. Análise morfométrica dos centros germinais esplênicos de frangos de cortes submetidos a infecção experimental por clostridium perfringens tipo A. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 33-34, 10 nov. 2015.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI