Achados anatomopatológicosehistopatológicos de tuberculose bovina em quatro animais reagentes à tuberculina – Relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

H. B. Souza
F. C. Henry
E. C. Q. Carvalho
L. G. Almeida
L. S. Lemos
R. M. Medina

Resumo

A tuberculose bovina é uma zoonose causada pelo Mycobacterium bovis que acomete, principalmente, bovinos e bubalinos. É uma doença que assume grande importância em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, alcançando índices acima de 1%. No Brasil, o programa responsável pelo combate à doença é o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Animal (PNCEBT), que estabelece o emprego da tuberculinização intradérmica como método padrão de diagnóstico. Porém, o exame anatomopatológico é o principal recurso utilizado na inspeção post mortem em matadouros. No entanto, este diagnóstico é apenas sugestivo, sendo que outros métodos diagnósticos poderiam complementar a inspeção post mortem — como os testes histopatológicos — uma vez que, inúmeros processos inflamatórios possuem características morfológicas semelhantes às descritas para a tuberculose. O presente trabalho relata os achados anatomopatológicos e histopatológicos de quatro bovinos tuberculina positivos submetidos ao abate sanitário. Os animais foram submetidos ao exame post mortem de rotina, sendo assinaladas as lesões anatomopatológicas encontradas. Em seguida, foram coletadas amostras de órgãos acometidos e encaminhadas para o processamento histopatológico, para coloração com hematoxilina-eosina (HE) e Ziehl-Neelsen. Todos os bovinos apresentaram lesões anatomopatológicas sugestivas de tuberculose, com relação aos achados histopatológicos dos órgãos coletados com lesões características os bovinos 1, 2 e 3 apresentaram no HE, linfonodos com células gigantes dispersas, macrófagos espumosos, áreas de necrose e mineralização, diferentemente do bovino 4 que apresentou linfonodos com rarefação de folículos linfoides emersos em derrame generalizado. Na coloração de Ziehl-Neelsen, secções de amostras dos bovinos 1, 2 e 3 confirmaram a presença de BAAR (Bacilos Álcool-Ácido Resistentes) positivo e secções do bovino 4 foram negativas. Como conclusão dos achados, foi diagnosticado granuloma tuberculóide BAAR positivo nos bovinos 1, 2 e 3 e linfadenite reacional no bovino 4.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SouzaH. B.; HenryF. C.; CarvalhoE. C. Q.; AlmeidaL. G.; LemosL. S.; MedinaR. M. Achados anatomopatológicosehistopatológicos de tuberculose bovina em quatro animais reagentes à tuberculina – Relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 52-52, 10 nov. 2015.
Seção
RESUMOS CONPAVET