Manejo populacional e adotabilidade de cães do projeto de extensão “adote os cães da UFPR”

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Mara Lucia Gravinatti
Caroline Constantino
Alexander Welker Biondo

Resumo

O controle populacional é baseado em quatro pilares: educação em guarda responsável priorizando as crianças, campanhas de castração direcionada principalmente a animais de proprietários em vulnerabilidade social e protetores independentes, combate ao abandono de animais e realização de campanhas de adoção de animais, sendo este considerado o último pilar por ser a alternativa quando os outros três não atingiram resultados satisfatórios resultando em ninhadas indesejadas e animais abandonados disponíveis para a adoção. Em março de 2014, a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a Prefeitura Municipal de Curitiba deu início ao projeto de extensão “Adote os Cães da UFPR” para realizar o manejo e controle populacional de cães dentro dos campi universitários. Desde o início do projeto foram atendidos 46 cães em 3 campi da UFPR-Capital, 32 destes encaminhados para adoção e 29 cães foram adotados. Foram realizadas 16 visitas técnicas aos campi para monitorar o fluxo de animais e prover a vacinação, controle de endo e ectoparasitas, identificação por microchipagem e captura para a esterilização cirúrgica. Os cães foram encaminhados para feiras de adoção realizadas em locais de grande circulação de pessoas como parques e pet shops da cidade, totalizando 9 feiras até o momento, e tiveram também suas fotos divulgadas em redes sociais. Como parte da avaliação dos resultados do projeto, objetivou-se mensurar o índice de adotabilidade nas feiras e através da divulgação em redes sociais, bem como a aceitação pelos adotantes dos cães em seus novos lares. O índice médio de adotabilidade nas feiras foi de 31,3%, variando de 14,28% (1/7) a 50% (5/10). Já o índice observado com a divulgação em redes sociais foi de 44,82% (13/29). Houve a devolução de 13,79% (4/29), cujos proprietários alegaram em 50% (2/4) dos casos que os cães não se adaptaram ao ambiente ou a outros animais da casa, 25% (1/4) por motivo de saúde do cão e 25% devolveram sem esclarecer o motivo. A partir dos resultados, conclui-se que houve maior índice de adoção com a divulgação pelas redes sociais, o que ressalta a importância dessa ferramenta para o aumento do índice de adoção dos cães deste projeto e que é possível prevenir a devolução quando se conhece o perfil do adotante e o comportamento do animal adotado, o que pode evitar conflitos após a adoção.

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Como Citar
GravinattiM. L.; ConstantinoC.; BiondoA. W. Manejo populacional e adotabilidade de cães do projeto de extensão “adote os cães da UFPR”. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 84-84, 10 nov. 2015.
Seção
V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO