Incidência de complicações pós-operatórias em cadelas esterilizadas em um programa de controle populacional no município de São José dos Pinhais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Emely Gabrielle Pereira Dias
Eros Luiz de Sousa
Amália Alves da Silva

Resumo

Com o aumento de municípios interessados em desenvolver ações que visem o controle populacional de cães e gatos, a prefeitura municipal de São José dos Pinhais decretou a criação de um Programa. Nas fêmeas, a técnica utilizada é o procedimento cirúrgico denominado de ovariosalpingohisterectomia (OSH), um procedimento rotineiro, que pode apresentar complicações como a síndrome do ovário remanescente (SOR). O presente estudo avaliou cadastros já arquivados de cadelas submetidas ao procedimento no período de 01/01/12 á 30/04/12, totalizando em 186. Os proprietários destes animais foram submetidos a um questionário com o intuito de investigar a presença de estro ou complicações pós-cirúrgicas. Após a realização dos questionários nenhum animal apresentou sinais de estro após um ano da realização do procedimento, resultado que não exclui a (SOR), pois a literatura relata que os sinais podem ocorrer de semanas a cinco anos após a cirurgia. A literatura refere como métodos de diagnóstico definitivo a ultrassonografia, vaginoscopia e mensuração da progesterona. Os resultados obtidos através dos questionário indicam que 96,78% dos animais estão saudáveis após o procedimento cirúrgico, 94,60% dos animais não apresentaram qualquer complicação após o procedimento e 5,4% dos animais apresentaram deiscência de sutura, dado que está contemplado na literatura, a qual cita falhas no manejo pós-operatório como higiene e restrição de movimentos. Estes resultados podem ser explicados devido à falta de conhecimento do proprietário; falta de orientação em relação aos cuidados e alterações que os animais poderiam apresentar após o procedimento; falta de dedicação e atenção ao animal pósoperado. Conforme os dados analisados, a (SOR) nesta população não confere com a citação literária que indica ser a complicação tardia mais comum após as cirurgias eletivas de (OSH). Portanto a técnica cirúrgica aplicada no programa de controle populacional município de São José dos Pinhais apresenta resultados satisfatórios em 186 animais avaliados, por não apresentar casos de (SOR) ou demais complicações no período de um ano pós-operatório.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DiasE. G. P.; de SousaE. L.; da SilvaA. A. Incidência de complicações pós-operatórias em cadelas esterilizadas em um programa de controle populacional no município de São José dos Pinhais. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 85-85, 10 nov. 2015.
Seção
V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO