Frequência de resultados positivos para ácaros domiciliares a partir de teste intradérmico realizado em 340 cães com dermatite atópica no Rio Grande do Sul

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. R. Ferreira
D. T. Pereira

Resumo

Dermatite Atópica Canina (DAC) é uma doença crônica caracterizada pelo mau funcionamento da barreira epidérmica, o que favorece a penetração de alérgenos e leva o animal a ter prurido e inflamação tegumentar. Os principais agentes envolvidos na patogênese da DAC são antígenos de ácaros da poeira domiciliar e de produtos armazenados, polens de gramíneas, árvores e arbustos, fungos anemófilos, epitélios e insetos. O diagnóstico da DAC é realizado clinicamente, porém o teste intradérmico (TID) é um exame complementar útil no auxílio diagnóstico da doença e na escolha de protocolos de imunoterapia alérgeno-específica. Para uma melhor acurácia do teste é de extrema importância a detecção do limiar irritativo dos extratos alergênicos, que devem ser previamente avaliados em cães sadios. Recentemente, foi demonstrado o limiar irritativo dos extratos alergênicos de Dermatophagoides farinae (DF), D. pteronyssinus (DP) e Blomia tropicalis (BT) em cães. Baseado nessa informação, o o presente trabalho avaliou a frequência de positividade a ácaros domiciliares (DF, DP e BT) em 340 cães com DAC residentes no Rio Grande do Sul com o emprego do TID (utilizando extratos alergênicos provenientes da FDA Allergenic, em concentrações de acordo com o limiar irritativo). Todos os animais foram previamente diagnosticados com DAC, baseados nos critérios de Favrot et al. (2010). Dos 340 cães, 125 (36,8%) foram negativos para os antígenos testados. O restante dos animais foi positivo a pelo menos uma das espécies de ácaros testadas, 67,4% (145/215) dos cães foram positivos a B. tropicalis, 59% (127/215), ao D. farinae, e 48,8% (105/215) ao D. pteronyssinus. Este foi o primeiro estudo realizado com teste intradérmico em cães com dermatite atópica no Rio Grande do Sul e um dos poucos realizados no Brasil. Novas investigações deverão ser conduzidas, não apenas com ácaros, mas também com outros extratos de alérgenos de modo a ser determinado o perfil de sensibilização alérgica em cães com dermatite atópica nas diversas regiões do Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FerreiraR. R.; PereiraD. T. Frequência de resultados positivos para ácaros domiciliares a partir de teste intradérmico realizado em 340 cães com dermatite atópica no Rio Grande do Sul. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 33-33, 18 jan. 2016.
Seção
RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA