Imunoterapia alérgeno-específica (it) em pacientes atópicos: estudo retrospectivo de 102 casos atendidos de 2011 a 2015 em São Paulo – capital

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. E. B. Lucarts
C. A. Berl

Resumo

A Dermatite Atópica (DA) é definida como uma doença inflamatória pruriginosa com manifestações clínicas características, associadas à presença de IgE a alérgenos ambientais. O quadro, muitas vezes perene, requer terapia por tempo prolongado, podendo não ser isenta de efeitos colaterais. A imunoterapia alérgeno-específica (IT) é a prática de administração de quantidades crescentes de extratos alergênicos a fim de amenizar os sintomas associados à exposição a estes alérgenos. O presente estudo teve como objetivo relatar a utilização da IT em 102 pacientes atópicos, após realização de teste intradérmico, bem como a sua resposta clínica após pelo menos 120 dias de terapia. Durante o período de avaliação, foram utilizadas outras formas de tratamento para o controle da DA quando isto se fez necessário. A administração da IT foi realizada pela via subcutânea (DEPOT, como adjuvante) ou sublingual. Dos 102 animais selecionados, houve a perda de 31(30%) indivíduos após o início da IT, ou a mesma foi interrompida sem a orientação veterinária. Dos 71 animais restantes, 24/71 (34%) tiveram ótima resposta mediante o uso da IT (melhora de lesões clínicas/prurido sem ou com mínimo uso de outras medicações), 17/71 (24%) resultado bom (utilização de menor quantidade de outras medicações se comparado ao período pós-IT), 17/71 (24%) resultado insatisfatório (pequena resposta, evidenciada sobretudo devido à piora do quadro após interrupção da IT) e 13/71 (18%) sem qualquer resposta. Dos 71 animais efetivamente acompanhados, foram obtidos resultados satisfatórios (ótimo ou bom) em 41, totalizando 58%, sugerindo que a IT seria clinicamente eficaz para o controle da DA. Este valor é bem próximo ao obtido em outros estudos retrospectivos previamente realizados. Para a sua comprovação definitiva faz-se necessária a realização de estudos, randomizados, cegos e prospectivos, utilizando escalas de prurido e lesões cutâneas. Também houve um elevado índice de desistência do tratamento efetuado (30%), demonstrando a necessidade de reavaliações frequentes dos animais submetidos a esta forma de terapia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LucartsL. E. B.; BerlC. A. Imunoterapia alérgeno-específica (it) em pacientes atópicos: estudo retrospectivo de 102 casos atendidos de 2011 a 2015 em São Paulo – capital. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 33-33, 18 jan. 2016.
Seção
RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA