Diagnóstico molecular do granuloma leproide canino, a partir de cortes histológicos emblocados em parafina, pela técnica de reação em cadeia de polimerase (PCR) – estudo retrospectivo (2002-2009)

Conteúdo do artigo principal

S. Maruyama
P. E. Brandão
A. M. Castro
N. S. Michalany
J. Fyfe
R. Malik
C. E. Larsson

Resumo

O Granuloma leproide canino (GLC) ou “lepra canina” é uma micobacteriose, com quadro dermatopático que conta com aspectos ainda obscuros, principalmente quanto ao seu modo de transmissão e ao agente etiológico envolvido. Com a finalidade de verificar a caracterização gênica da micobactéria em questão, o presente trabalho foi executado a partir de cortes histológicos, de animais com diagnóstico estabelecido da enfermidade. A amostragem foi composta por 13 cães, atendidos no Serviço de Dermatologia do HOVET/USP. Tal material foi posteriormente submetido a duas modalidades de técnicas de reação em cadeia de polimerase (PCR): “nested” e em tempo real. O método da PCR “nested” confirmou a presença do agente em 23% dos animais e a PCR em tempo real em 69,2%. Pôde-se concluir ainda que a espécie de micobactéria causadora do Granuloma leproide canino nos cães brasileiros apresentou homologia gênica de 100%, quando comparada aos resultados de exames de animais de outros países.

Detalhes do artigo

Seção

RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA

Como Citar

Diagnóstico molecular do granuloma leproide canino, a partir de cortes histológicos emblocados em parafina, pela técnica de reação em cadeia de polimerase (PCR) – estudo retrospectivo (2002-2009). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 35–35, 2016. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28831. Acesso em: 5 dez. 2025.