Correlação entreachados clínicos e histopatológicos com aqueles da imunofluorescência direta no diagnóstico de lúpus eritematoso cutâneo crônico canino

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. Odaguiri
C. E. Larsson
V. Aoki
N. S. Michalany
I. Fontana

Resumo

O lúpus eritematoso cutâneo crônico (LECC), a variante mais comum do Complexo Lúpus Eritematoso, é considerado como uma das dermatopatias imunemediadas mais evidenciadas em cães, ficando muito próximo à casuística do pênfigo foliáceo. É uma afecção relativamente benigna e sem envolvimento sistêmico, caracterizada clinicamente por leucodermia e/ou eritema associado à perda do aspecto em “calçamento de pedras” do plano nasal e, imunologicamente, pela deposição de autoanticorpos (IgA, C3, IgM e IgG) na zona da membrana basal (ZMB). O presente trabalho correlacionou os achados clínicos e histopatológicos com os da imunofluorescência direta (IFD), objetivando aumentar a acurácia do diagnóstico do LECC. Foram incluídos 11 cães (Grupo I) com o quadro lesional tegumentar característico do LECC e, cinco cães (Grupo II), dermatologicamente hígidos, para o controle negativo da IFD. Fragmentos cutâneos oriundos do plano nasal foram submetidos ao exame histopatológico e à reação da IFD, e os resultados obtidos nos Grupos, I e II, foram analisados estatisticamente pelo Índice Kappa (k) visando à determinação do grau de concordância entre os dois métodos diagnósticos empregados. No Grupo I, firmou-se o diagnóstico de LECC em 100% (11/11) dos animais, pela reação de IFD, enquanto o exame histopatológico estabeleceu o diagnóstico em 81,8% (9/11) dos casos. A positividade da IFD para o LECC canino foi estabelecida a partir da fluorescência esverdeada evidenciada na ZMB e/ou em seus anexos cutâneos, e os imunoreagentes mais frequentemente encontrados foram a IgM e C3. Já, no Grupo II (controle), não foi evidenciada qualquer alteração tegumentar tanto pela histopatologia quanto pela IFD. O substancial grau de concordância entre a IFD e a histopatologia (k= 0,738 e p= 0,002) comprova que a reação de imunofluorescência direta é exequível e útil para o estabelecimento do diagnóstico do LECC canino.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OdaguiriJ.; LarssonC. E.; AokiV.; MichalanyN. S.; FontanaI. Correlação entreachados clínicos e histopatológicos com aqueles da imunofluorescência direta no diagnóstico de lúpus eritematoso cutâneo crônico canino. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 40-40, 18 jan. 2016.
Seção
RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA