Principais afecções que acometem os cães da raça buldogue francês atendidos no hospital veterinário da Universidade Metodista no período de 2012 a 2015

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

T. L. Oliveira
T. P. Fernandes
G. G. Marchioni
P. S. Salzo
N. A. Zanco

Resumo

Uma das raças de cães emergentes no Brasil atualmente é a do Buldogue Francês. Esses cães braquicefálicos chegaram no território nacional por volta dos anos 70, e a sua requisição e fama aumentaram gradativamente a partir do ano de 2012. Um fator importante para esse crescimento repentino da procura pelo Frenchie foi a mídia, que o colocou em grande evidência em propagandas de vários produtos, tornando-o desejado por grande parte da população. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), foram registrados 200 exemplares no ano de 2000, em 2015 já se aproxima de três mil nascimentos por ano. Em 2009, foram registrados 2.739 nascimentos, o que colocou a raça na posição de 11ª do País em número de filhotes declarados. Antes da aquisição de animais dessa raça é necessário o conhecimento das suas predisposições para doenças de acordo com o padrão racial. Tais informações são de suma importância para os Médicos Veterinários, que agregam a função de alertar os proprietários antes da aquisição, como também para auxílio de suspeitas diagnósticas. O presente trabalho pesquisou a incidência de doenças, com caráter hereditário, encontradas em cães da raça Buldogue Francês, efetuando-se o levantamento dos casos de rotina atendidos em vários setores do Hospital Veterinário da Universidade Metodista no período comprendido entre os anos de 2012 e 2015. Foram estudados um total de 12 animais da raça Buldogue Francês, com predominância de fêmeas convalescentes (n=7) com maior predisposição a doenças dermatológicas como a dermatite atópica canina (n=5) e sarna demodécica (n=2), e um caso com doenças osteoarticulares, principalmente em cães com menos de 6 meses de idade. Entre os 12 casos estudados, 10 foram diagnosticados com doenças de caráter hereditário e dois com doenças adquiridas. Quando são consideradas raças braquicefálicas, a expectativa é a de que ocorram distúrbios respiratórios resultantes da anatomia facial destes animais, além da predisposição a distocias do tipo desproporção pélvica-encefálica. Concluiu-se com esse estudo retrospectivo que, entre os cães da raça Buldogue Francês houve a predominância de dermatopatias em relação a doenças nos demais sistemas orgânicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraT. L.; FernandesT. P.; MarchioniG. G.; SalzoP. S.; ZancoN. A. Principais afecções que acometem os cães da raça buldogue francês atendidos no hospital veterinário da Universidade Metodista no período de 2012 a 2015. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 46-46, 18 jan. 2016.
Seção
RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA