Estudo retrospectivo de nódulos cutâneos de animais de companhia atendidos no hospital escola de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI durante o ano de 2014

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

F. A. O. Toledo
A. B. G. Biasi
A. Akamatsu
T. F. Teixeira
B. S. Salgado
R. Malago

Resumo

O tegumento é um órgão extenso de grande variedade celular que pode ser acometido por diferentes afecções inflamatórias, imunológicas e/ou neoplásicas e apresentar alterações clínicas macroscópicas significativas. Os nódulos são considerados elevações cutâneas circulares, bem circunscritas, maiores que um centímetro, encontradas em diferentes regiões da pele ou no subcutâneo, de consistência variando de macia até mais firmes ou duras. O exame macroscópico e microscópico do nódulo tem como finalidade a definição da sua natureza: benigna (não inflamatória e não neoplásica), inflamatória ou neoplásica. O presente trabalho relata a avaliação citológica dos nódulos cutâneos de animais de companhia atendidos no Hospital Escola de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI durante o ano de 2014. Não foram incluídos no estudo os nódulos da glândula mamária. Foram atendidos 29 cães e um gato apresentando nódulos cutâneos, que foram avaliados pela análise citológica por meio da punção biópsia aspirativa. Quanto à natureza dos nódulos cutâneos dos animais avaliados, 19 (64%) foram de origem neoplásica; nove (30%) de origem inflamatória e dois (6%) benignos (não inflamatório e não neoplásico). A maioria dos nódulos de origem inflamatória acometeram os cães, machos (67%) e adultos, com predominância de neutrófilos, eosinófilos e linfócitos na avaliação citológica. Os processos benignos foram observados em cães, dos quais um macho e uma fêmea adultos. Os nódulos de origem neoplásica foram diagnosticados em 18 cães e um gato, sendo a sua maioria em fêmeas (69%) e adultas. Entre os nódulos neoplásicos foram diagnosticados por meio da citologia cinco lipomas, quatro carcinomas, quatro tumores venéreos transmissíveis, dois mastocitomas, um adenoma sebáceo, um hemangiossarcoma, um papiloma e um tricoblastoma. Devido às diferentes lesões nodulares no sistema tegumentar, o diagnóstico prévio é extremamente importante para auxiliar o ato terapêutico e o prognóstico, com atenção especial para os nódulos de origem neoplásica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ToledoF. A. O.; BiasiA. B. G.; AkamatsuA.; TeixeiraT. F.; SalgadoB. S.; MalagoR. Estudo retrospectivo de nódulos cutâneos de animais de companhia atendidos no hospital escola de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Itajubá – FEPI durante o ano de 2014. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 60-60, 18 jan. 2016.
Seção
RESUMOS CONGRESSO BRASILEIRO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA