Educação em saúde na prevenção de zoonoses de cães e gatos das comunidades no entorno da Faculdade De Medicina Veterinária UNIFESO, utilizando métodos naturais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Leonora Veras de Mello
Beatriz Miloski Scharfy

Resumo

A Medicina do Coletivo visando a aspectos sanitários, epidemiológicos e de Bem-Estar está ligada também à expressão “Saúde Única”. Foram desenvolvidos uma cartilha e vídeos para ações de Educação em Saúde, após terem sido detectadas zoonoses nos cães e gatos das comunidades carentes do entorno da Faculdade de Medicina Veterinária da UNIFESO, Teresópolis. Este trabalho teve como objetivo promover ensinamentos simples e práticos sobre higiene e controle de ectopasitas transmissores de zoonoses utilizando bioinseticidas. A cartilha e os vídeos mostraram medidas preventivas relativas a manutenção da higiene e controle do lixo, acondicionamento de alimento reutilizando garrafas pet e utilização de fitoterápicos no controle de pulgas e carrapatos transmissores de hemoparasitos causadores de zoonoses como erliquiose, anaplasmose, rangeliose, doença de Lyme, Febre Maculosa. Foram utilizados Capim Cidreira ou Capim Limão (Cymbopogon citratus ) e m álcool, água e sal; Laranja (Citrus sinensis), ou limão (Citrus lemon ), cascas trituradas,fervidas e coadas; Neem (Azadirachta indica) pode ser diluído no shampoo ou em água. As substâncias foram utilizadas em 10 cães de alunos da graduação em Medicina Veterinária e foram eficazes no controle de pulgas e carrapatos por até três dias após a aplicação, sendo o mais efetivo o óleo de Neem. Além disso, os alunos do ensino fundamental que tiveram acesso aos vídeos e cartilha conseguiram assimilar as informações relativas à Educação em Saúde, como o perigo das zoonoses transmitidas por carrapatos e pulgas, posse responsável, higiene, prevenção e controle, conseguindo reproduzir os temas quando arguidos. Foram alcançados os objetivos de obtenção de dados de pesquisa teórica sobre doenças zoonóticas e seus vetores com viabilidade de ocorrência no Município de Teresópolis, a partir de levantamento bibliográfico, a obtenção de resultados com experimentos de substâncias naturais, voltados para controle ambiental dos vetores e das doenças estudadas. Também houve sucesso no desenvolvimento da percepção de alunos de ensino fundamental e médio, para que eles se tornem multiplicadores dos alertas nela contidos, em prol da Vigilância Sanitária e do Controle Ambiental. O presente trabalho foi uma pesquisa inserida em atividade de extensão da Medicina Veterinária, voltada para a Saúde Coletiva, envolvendo docentes e discentes da Faculdade de Medicina Veterinária delineado para levar conhecimento à população civil do município de Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro, em especial para os alunos da rede pública.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de MelloM. L. V.; ScharfyB. M. Educação em saúde na prevenção de zoonoses de cães e gatos das comunidades no entorno da Faculdade De Medicina Veterinária UNIFESO, utilizando métodos naturais. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 79-79, 18 jan. 2016.
Seção
VI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO