Identificação do carbofurano em amostras oriundas de animais com suspeita de intoxicação encaminhadas ao laboratório de diagnóstico toxicológico (LADTOX)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vagner Gonçalves-Júnior
Adriana Siqueira
Nicolle Queiroz Hazarbassanov
Jorge Camilo Florio
André Rinaldi Fukushima
Paulo César Maiorka
Helenice de Souza Spinosa

Resumo

O carbofurano é um praguicida carbamato (inibidor das colinesterases) amplamente utilizado no Brasil para o controle de pragas agrícolas, como inseticida e nematicida. É comercializado na forma de grânulos escurecidos, popularmente conhecido como “chumbinho”. A dose letal 50% (DL50) desse praguicida para camundongo, por via oral, é de 2,0 a 14,4 mg/kg e 2,0 a 20,0 mg/kg para rato. O fato de possuir amplo uso, facilidade de obtenção e dose letal relativamente baixa, faz com que o carbofurano seja associado a quadro de intoxicação em animais

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Gonçalves-JúniorV.; SiqueiraA.; HazarbassanovN. Q.; FlorioJ. C.; FukushimaA. R.; MaiorkaP. C.; SpinosaH. de S. Identificação do carbofurano em amostras oriundas de animais com suspeita de intoxicação encaminhadas ao laboratório de diagnóstico toxicológico (LADTOX). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 1, p. 48-48, 3 jun. 2016.
Seção
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI