Utilização do plasma rico em plaquetas (prp) no tratamento de doença articular degenerativa decorrente de displasia coxofemoral em cães - Relato de dois casos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. C. A. de O. R. Graciani
S. A. Colombo
S. R. O. Silva
H. D. Coutinho
J. G. F. Joaquim
R. de C. Collicchio-Zuanaze

Resumo

A displasia coxofemoral (DCF) é uma doença articular progressiva, de caráter genético e multifatorial, que pode progredir para doença articular degenerativa (DAD). O plasma rico em plaquetas (PRP) pode ser uma alternativa ao tratamento conservativo, sendo autólogo e apresentando-se como um recurso de fácil acesso, cujos efeitos positivos são demonstrados sobre a cartilagem degenerada. O presente trabalho relata os efeitos da aplicação do PRP em dois cães displásicos acometidos por DAD, com relação à dor e melhora clínica da função articular. Para tal, foram selecionados dois cães diagnosticados com DAD decorrente de DCF, avaliando-se os efeitos da terapia a curto prazo, com o emprego de exames ortopédicos, radiográficos e com a aplicação de questionários aos proprietários indagando sobre a evolução dos animais. Neste estudo, a aplicação intra-articular do PRP determinou a redução da dor e a melhora da função locomotora dos dois animais. Os questionários de observação demonstraram a percepção de melhora dos cães com relação à dor e função motora do membro comprometido ao longo do tempo. A radiografia não foi eficaz para a avaliação da resposta à terapia a curto prazo. Os dois animais apresentaram melhora clínica e não foi observada qualquer complicação secundária local ou sistêmica ao uso do PRP, sugerindo a segurança da aplicação intra-articular do produto. O uso do PRP em cães com DCF, embora seja um tratamento conservador alternativo, possibilitou a melhora na qualidade de vida dos animais. É necessário que o estudo seja mais aprofundado em um espaço maior de tempo e com um maior número de pacientes com diferentes graus de DAD.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GracianiJ. C. A. de O. R.; ColomboS. A.; SilvaS. R. O.; CoutinhoH. D.; JoaquimJ. G. F.; Collicchio-ZuanazeR. de C. Utilização do plasma rico em plaquetas (prp) no tratamento de doença articular degenerativa decorrente de displasia coxofemoral em cães - Relato de dois casos. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 59-59, 29 ago. 2016.
Seção
RESUMOS CONPAVET