Demonstrativo do fluxo de trânsito de bovídeos movimentados por meio da guia de trânsito animal no estado de Roraima no período de janeiro a agosto de 2015

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Y. S. S. Rodrigues
J. K. O. Farias
L. J. N. Barbosa
L. Sobenk

Resumo

Nas Unidades da Federação, o documento oficial para transporte de animal é a Guia de Trânsito Animal (GTA), de caráter obrigatório, prevista na Instrução Normativa n. 18 de 18 de julho de 2006 do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para o Serviço Veterinário Oficial, as principais rotas de trânsito e os fluxos de movimentação mais importantes indicam os locais que demandam maior atenção em vigilância, uma vez que são mais suscetíveis à introdução de doenças e exigem ações de fiscalização mais frequentes. O presente trabalho analisou a movimentação de bovídeos no Estado de Roraima, Brasil, no período compreendido entre os meses de janeiro a agosto do ano de 2015, aspecto de interesse para o Serviço Veterinário Oficial da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR) no que se refere a rastreabilidade dos animais. O fluxo foi avaliado por meio dos relatórios técnicos mensais das Unidades de Defesa Agropecuária. As informações da emissão da GTA revelaram que: as GTAs entre os municípios do Estado, com as rotas de maior movimentação, tiveram como origem os municípios de Mucajaí, Cantá, Alto Alegre e Iracema, e como destino, os municípios de Boa Vista, Mucajaí, Cantá e Iracema; a quantidade de bovinos movimentados (236.448) e a quantidade de guias de trânsito emitidas para todas as finalidades (13.123). O presente estudo avaliou a movimentação oficial de bovídeos e identificou o fluxo de maior importância no Estado de Roraima, demonstrando que esse procedimento é um instrumento de grande importância para o planejamento e intensificação das ações de vigilância nas regiões de maior trânsito. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RodriguesY. S. S.; FariasJ. K. O.; BarbosaL. J. N.; SobenkL. Demonstrativo do fluxo de trânsito de bovídeos movimentados por meio da guia de trânsito animal no estado de Roraima no período de janeiro a agosto de 2015. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 78-78, 29 ago. 2016.
Seção
RESUMOS ENDESA