Ação do serviço veterinário oficial (SVO) às notificações de mortalidade em aves, em Mato Grosso (MT), entre os anos de 2012 a 2014

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

C. L. P. R. Bourscheid
E. R. Mutzenberg
R. L. Negreiros
R. R. P. Silva
J. M. B. Néspoli
R. B. Moreira

Resumo

O sistema de notificação de doenças no Brasil é efetuado por vigilância passiva quando informado pelo proprietário (PP) ou denúncia de Terceiros (TE) e vigilância ativa pelo Serviço Veterinário Oficial (SVG). A notificação de mortalidade acima de 10% em aves em estabelecimentos avícolas comerciais ou a mortalidade em propriedades com aves de subsistência resulta em atendimento pelo SVO num prazo de 12 horas, para verificar a ocorrência das doenças sindrômicas como a Influenza Aviária (IA) e Doença de Newcastle (DNC), as quais são de importância econômica e de saúde pública. Ressaltese que os sorotipos de IA, de notificação obrigatória, nunca foram detectados no Brasil, e que não tem sido registrada a presença da DNC em plantéis avícolas comerciais há mais de 10 anos, sendo o último foco em aves de subsistência encontrado e mitigado no ano de 2006 no Estado de Mato Grosso. A vigilância das doenças respiratórias e nervosas das aves consiste na aplicação dos procedimentos: investigação epidemiológica, avaliação clínica dos animais; colheita de amostras para exames quando há sinais clínicos sugestivos, e encaminhamento a laboratório oficial – LANAGRO - Campinas e, se positivo, deflagra-se emergência sanitária. No presente trabalho foram analisados os dados compilados durante os anos de 2012 a 2014 referentes à notificação de mortalidade em aves, resultando em 139 atendimentos no ano 2014; 137 em 2013 e 64 em 2012, totalizando 340 atendimentos durante o período avaliado. Destes, 312 (91,8%) corresponderam à mortalidade decorrente a erros de manejo e 28 (8,2%) relacionavamse a doenças infecciosas. As enfermidades encontradas foram: Aspergilose (1), Bronquite Infecciosa Aviária (1), Cólera Aviária (1), Doença de Gumboro (1), Micoplasmose de monitoramento oficial (2) e não oficial (8), Salmoneloses de controle oficial (1) e não oficial (4), Pneumovirose (2), Micotoxicoses (3) e Encefalomielite aviária (4). Com relação à origem da notificação, 337 (99,1%) originaram-se de proprietários, uma (0,3%) de Terceiros e duas (0,6%) resultantes de Vigilância do SVO. Referente ao tempo para atendimento veterinário oficial, destaca-se que 197 (57%) casos foram atendidos dentro do prazo estabelecido de 12 horas e 143 (43%) acima. Em todos os atendimentos efetuados, foi confirmada a suspeita não fundamentada de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, assegurando o status sanitário do Estado de Mato Grosso, Brasil, alcançado na última década. A informação provém principalmente de vigilância passiva, revelando o que se espera dos produtores rurais em relação às notificações ao Serviço Oficial. A maioria dos atendimentos aconteceu em tempo hábil, dentro do estabelecido em legislação, mas ainda há necessidade de melhorias nesse quesito, pois a rápida reação do SVO é fundamental para que os focos sejam debelados. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BourscheidC. L. P. R.; MutzenbergE. R.; NegreirosR. L.; SilvaR. R. P.; NéspoliJ. M. B.; MoreiraR. B. Ação do serviço veterinário oficial (SVO) às notificações de mortalidade em aves, em Mato Grosso (MT), entre os anos de 2012 a 2014. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 79-80, 29 ago. 2016.
Seção
RESUMOS ENDESA