Aumento da frequência de bovinos sororreagentes para Leptospira interrogans sorovar hebdomadis na região de Uberlândia, estado de Minas Gerais, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

D. M. Silva
B. C. Pires
L. P. Cuccato
T. F. M. Reis
A. Z. Ciuffa
D. O. Gomes
L. M. Rezende
A. M. C. Lima

Resumo

O sorovar Hebdomadis é uma variedade da espécie de bactérias Leptospira Interrogans cujos hospedeiros frequentes são os bovinos e animais silvestres. A associação entre a prevalência do sorovar e sinais clínicos ainda é pouco conhecida nesses animais. O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo retrospectivo da ocorrência de bovinos sororreagentes para Leptospira interrogans sorovar Hebdomadis referente ao período de 2010 a 2015, na região de Uberlândia, MG. A técnica utilizada para o diagnóstico sorológico foi a Soaroaglutinação Microscópica em Campo Escuro (SAM), e os sorovares testados foram: Autumnalis, Australis, Bratislava, Canicola, Copenhageni, Djasiman, Grippothyphosa, Hardjo, Hebdomadis, Icterohaemorrhagiae, Pomona, Pyrogenes, Tarassovi e Wolffi. Para a realização do estudo foi utilizado o caderno de registro de exames de leptospirose do Laboratório de Doenças Infecto-contagiosas da UFU. Nos últimos cinco anos, 665 bovinos foram diagnosticados como sororreagentes para leptospirose. Nos anos de 2010 a 2015, a frequência de animais sororreagentes para Leptospira interrogans sorovar Hebdomadis foi respectivamente: 15% (10/63), 21% (7/33), 19,5% (20/103), 38% (103/270), 8,75% (9/105) e 90% (82/91). A possibilidade de reação vacinal não pode ser descartada, pois a despeito de o sorovar Hebdomadis não estar presente em vacinas contra leptospirose comercializadas no Brasil, ele pode apresentar reações cruzadas com anticorpos induzidos por sorovares do grupo Sejroe incluídos em tais vacinas. Esses resultados indicam que a frequência de reatividade para o sorovar Hebdomadis aumentou ao longo dos anos, destacando-se o de 2015. Essas frequências de reatividade encontradas são altas e indicam a realização de novas investigações com isolamento e tipificação das estirpes isoladas em bovinos da região para de fato ser elucidada a questão. Vale ressaltar que os exames de leptospirose solicitados durante esse período foram devidos, principalmente, a problemas reprodutivos. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaD. M.; PiresB. C.; CuccatoL. P.; ReisT. F. M.; CiuffaA. Z.; GomesD. O.; RezendeL. M.; LimaA. M. C. Aumento da frequência de bovinos sororreagentes para Leptospira interrogans sorovar hebdomadis na região de Uberlândia, estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 92-92, 29 ago. 2016.
Seção
CONSENSOS BRASILEIROS EM LEPTOSPIROSE ANIMAL 2015