Controle da leptospirose bovina para o incremento dos índices reprodutivos e produtividade pecuária no estado do Rio de Janeiro

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

H. Libonati
G. Bervian
G. Nunes
L. Altamiro
F. Zandonadi
W. Lilenbaum

Resumo

O presente projeto tem por objetivo aplicar métodos mais eficientes para o diagnóstico e controle da leptospirose nos rebanhos bovinos do Estado do Rio de Janeiro, com vistas a seu impacto na eficiência reprodutiva com o intuito de incrementar a produtividade da pecuária. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: primeiro, um inquérito sorológico foi realizado em diversos rebanhos de bovinos de todo o Estado que são participantes do Programa Rio Genética e que estão apresentando problemas reprodutivos. Na etapa seguinte, os rebanhos classificados como sororreativos para leptospirose foram escolhidos e constituíram o grupo de trabalho, nos quais foi realizada a colheita de sangue e urina das populações de bovinos existentes em cada rebanho. Os materiais obtidos seguiram para sorologia, processamento bacteriológico e molecular. Para esses rebanhos foram elaborados e aplicados programas de controle específicos, de acordo com o serovar infectante, tipo de produção e o sistema empregado pelo produtor. Após um ano da implementação dos programas de controle definidos anteriormente, serão reavaliados os parâmetros sorológicos, percentual de carreadores de leptospiras (PCR) e parâmetros reprodutivos. Esses dados serão confrontados para determinar o incremento nos índices de produtividade. No primeiro ano de colheita e análise das amostras, foi observado que 60% dos rebanhos são sororreativos na região norte-nordeste do Estado, 10% na região sul fluminense e 20% na região central, todos para o sorogrupo Sejroe. A reatividade para esse sorogrupo e as respectivas frequências de ocorrência já eram esperadas, visto que o Rio de Janeiro é uma região endêmica para leptospirose devido a diversos fatores ambientais e de manejo, o que reforça a necessidade de um estudo dessa amplitude para a elaboração de programas de controle eficientes que reduzam as perdas econômicas geradas por essa doença. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LibonatiH.; BervianG.; NunesG.; AltamiroL.; ZandonadiF.; LilenbaumW. Controle da leptospirose bovina para o incremento dos índices reprodutivos e produtividade pecuária no estado do Rio de Janeiro. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 92-92, 29 ago. 2016.
Seção
CONSENSOS BRASILEIROS EM LEPTOSPIROSE ANIMAL 2015