Detecção de Leptospira sp. em muco cervico-vaginal de vacas sugere importância do portador vaginal na epidemiologia da leptospirose bovina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. P. Loureiro
G. Martins
L. Narduche
H. Libonati
W. Lilenbaum

Resumo

A leptospirose em bovinos é uma doença da reprodução amplamente disseminada em ambientes tropicais e é uma das principais doenças responsáveis pela queda da produtividade tanto para gado de corte como para gado leiteiro. No entanto, a patogenia do comprometimento reprodutivo desses animais ainda não está completamente elucidada. Alguns estudos demonstraram a presença do agente no útero, placenta e oviduto de bovinos, mas a presença de Leptospira sp. na vagina de vacas como fonte para transmissão sexual ainda é pouco explorada. Considerando esse contexto, o presente trabalho foi delineado para investigar a presença de Leptospira sp. em muco cervicovaginal (MCV) de vacas enviadas para abate em matadouro- -frigorífico. Amostras de MCV e de urina foram colhidas de 254 vacas saudáveis e encaminhadas para cultura bacteriológica e PCR (gene lipL32). Do total de amostras examinadas foram recuperadas 12 culturas puras (2,4%) de leptospiras (cinco do MCV e sete de urina). Com relação à PCR, 31,0% (81/254) das amostras de urina e 50,4% (128/254) das amostras de MCV foram positivas à PCR. Em 53 animais (20,9%), o DNA de leptospiras foi detectado tanto no MCV quanto na urina, em 28 vacas (11,3%), somente nas amostras de urina, enquanto em 75 animais (29,5%), somente o MCV foi positivo à PCR. Os animais examinados apresentaram duas vezes mais chances de apresentar DNA de leptospiras no MCV que na urina; no entanto, os resultados da PCR de urina e MCV foram fracamente correlacionados (kappa= 0,20). Sendo assim, a detecção de DNA de leptospiras e a recuperação de leptospiras viáveis do MCV em um elevado número de vacas assintomáticas evidencia o papel dos portadores vaginais na epidemiologia da leptospirose em bovinos e indica que a transmissão venérea (fêmea-macho) possa ocorrer com frequência. Além disso, o exame do MCV deve ser indicado para o diagnóstico da leptospirose genital bovina. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LoureiroA. P.; MartinsG.; NarducheL.; LibonatiH.; LilenbaumW. Detecção de Leptospira sp. em muco cervico-vaginal de vacas sugere importância do portador vaginal na epidemiologia da leptospirose bovina. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 93-93, 29 ago. 2016.
Seção
CONSENSOS BRASILEIROS EM LEPTOSPIROSE ANIMAL 2015