Isolamento de estirpes de Leptospira spp. em diferentes espécies de hospedeiros que convivem em ambiente rural na região sul do brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

F. J. Silva
S. G. Loffler
B. Brihuega
C. E. P. Santos
S. A. Vasconcellos
L. A. Mathias

Resumo

O presente trabalho relata o isolamento de estirpes de Leptospira spp. em diferentes espécies de hospedeiros que convivem em área rural na região sul do Brasil. Houve aprovação de comissões de ética humana e animal. Em dezembro de 2012, amostras de urina foram colhidas de animais de vida livre, domésticos e humanos em pequenas propriedades rurais de municípios da região sul. A pesquisa de leptospiras foi efetuada por cultivos de amostras de urina semeadas nos meios de Fletcher e de Ellinghausen - McCullough - Johnson - Harris (EMJH). Cultivos apresentando crescimento de leptospiras foram encaminhados ao Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, Buenos Aires, Argentina, e as estirpes de leptospiras isoladas foram genotipadas com emprego da técnica de Multiple Locus Variable Number Tandem Repeat Analysis (MLVA). A tipificação empregou os VNTR 4, 7, 9, 10, 19, 23, 31, Lb4 e Lb5, que discriminam estirpes de L. interrogans e L. borgpetersenii. Em Urubici, SC, foi identificada a estirpe Leptospira interrogans Canicola Hond Utrecht IV em um Didelphis aurita, em uma vaca e em uma mulher. Em Santana da Boa Vista, RS, foi identificada a estirpe Leptospira interrogans Icterohaemorrhagiae Copenhageni L1-130, em um Euphractus sexcinctus e em um cão, a mesma estirpe foi isolada de um cavalo e de um homem em Cruz Alta, RS. Em Chuí, RS, foi identificada estirpe Leptospira interrogans Icterohaemorrhagiae RGA em um Myocastor coypus e estirpe Leptospira interrogans Icterohaemorrhagiae Copenhageni L1-130 em uma ovelha. Os resultados obtidos indicam a possibilidade de transmissão interespecífica do agente em ambientes rurais. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaF. J.; LofflerS. G.; BrihuegaB.; SantosC. E. P.; VasconcellosS. A.; MathiasL. A. Isolamento de estirpes de Leptospira spp. em diferentes espécies de hospedeiros que convivem em ambiente rural na região sul do brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 95-95, 29 ago. 2016.
Seção
CONSENSOS BRASILEIROS EM LEPTOSPIROSE ANIMAL 2015